Domingo 02 de Novembro de 4127

Etson Barros com medalha de prata no Europeu de Atletismo de Sub23

Atl-EuropeuSub23-16-07-2023

Sergio Mateo/Sportmedia/FPA

A última jornada da edição de 2023 dos Campeonatos da Europa Sub-23, que se realizaram em Espoo, na Finlândia, trouxe a tão desejada medalha para Portugal, que coube a Etson Barros ao ser vice-campeão nos 3000 metros obstáculos, sendo a segunda nestes campeonatos.

Na edição de despedida de sub-23, o português sonhava com o ouro e até à última volta parecia que o sonho se iria concretizar, mas nessa altura o espanhol Alejandro Quijada assumiu a dianteira e Etson Barros não conseguiu dar resposta, chegando à meta, com o tempo de 8m32,08s, na segunda posição.

“Esta é uma medalha com sabor amargo. Esta era a minha última oportunidade para ser campeão sub-23. Sabia que esta era uma prova difícil, principalmente com a eliminatória no dia anterior, mas não estava à espera. Tenho de dar os parabéns ao espanhol. Pensei que ainda conseguia responder, mas ele estava mais confortável”, comentou Etson no final.

Depois do 7º lugar na Silésia, esta foi a confirmação de que Etson Barros está de volta à sua melhor forma, facto que reconheceu, acrescentando que “esta medalha foi fruto de muito trabalho, apesar da desilusão, sei que tive uma boa prestação nestes campeonatos. Agora é trabalhar para poder estar nos Campeonatos do Mundo e vou continuar a sonhar com o ouro”.

Na mesma prova competiu também Eduardo Pestana, que voltou a bater o seu recorde pessoal, fixando-o agora em 8m51,83s, terminando na 10ª posição.

Pedro Buaró disputou a final do salto com vara, mas acabou por não alcançar marca, tendo realizado dois saltos nulos com a fasquia colocada a 5,20 metros e novamente nulo aos 5,35 metros.

A participação portuguesa nestes campeonatos terminou com a prestação de Camila Gomes, na final dos 1500 metros, que correu a distância em 4m16,89s, terminando na 13ª posição.

José Dias, responsável técnico da comitiva, fez um balanço positivo da prestação portuguesa, comentando que “foi uma prestação globalmente boa, muito digna, com destaque para a medalha obtida por Etson Barros, nos 3000 metros obstáculos, e para o recorde nacional sub-23 nos 400 metros conquistado por Omar Elkhatib. Tivemos ainda mais três atletas, além do Omar, a bater os seus recordes pessoais (Adriana Viveiros e Bruna Marques, nos 20 km marcha; e Eduardo Pestana nos 3000 metros obstáculos, este último por duas vezes). É ainda de salientar que mais de 50% dos atletas passaram à fase seguinte nas eliminatórias, com muitos a conseguirem classificação no top-12. Portanto, globalmente foi uma das melhores prestações nacionais nesta competição”

A comitiva portuguesa tem regresso marcado esta segunda-feira, com a chegada ao Aeroporto de Lisboa prevista para as 15h40.

Isaac Nader com mínimo olímpico para Paris’2024

Isaac Nader está a caminho dos Jogos Olímpicos de Paris’2024, ao obter o tempo de 3.31,49 na prova dos 1.500 metros disputada no Meeting de Silésia (Polónia), onde foi 7º classificado.

O triunfo pertenceu ao norueguês Jakob Ingebrigtsen, que atingiu um novo recorde europeu com 3.27,14 minutos.

Nader juntou-se à lançadora Auriol Dongmo, que também tinha alcançado o mínimo no peso, se bem que a aferição das marcas de apuramento só se verificará ate final de Junho de 2024.

Atl-NacionalSub20-16-07-2023

FP Atletismo

Sporting campeão nacional de sub20

O Sporting Clube de Portugal, confirmando a indicação da primeira jornada, sagrou-se campeão nacional de Sub-20, em masculinos e femininos, no final de uma excelente segunda jornada dos campeonatos que terminaram em Abrantes-

Um recorde dos Campeonatos e várias marcas de qualificação para os Europeus de Sub-20 marcam este segundo dia.

Coletivamente, em masculinos, o Sporting venceu com 269,5 pontos, deixando o Juventude Vidigalense na segunda posição, com 185 pontos, enquanto o Benfica somou 169,5 pontos. Fora do pódio, ficaram o Juventude Ilha Verde (77 pontos) e o GRECAS (58).

Em femininos, repetiu-se o pódio, com o Sporting a somar 325 pontos, contra 199,5 do Vidigalense e 181 do Benfica. Maia (77 pontos) e Várzea (43) ficaram nas posições imediatas.

Individualmente, nos 110 metros barreiras, Sisínio Ambriz (Benfica) revalidou o título de 2022, correndo em 13,30 segundos, marca que foi obtida com vento superior ao regulamentar. Contudo, nas eliminatórias, o bicampeão nacional (venceu ontem os 100 metros), correu em 13,57 segundos (v:+ 1,7), estabelecendo um novo recorde dos Campeonatos. Na outra eliminatória, Rafael Santos (Escapães), venceu em 14,18 segundos (+1,9), conseguindo marca de qualificação para os Europeus Sub-20.

Neste âmbito, atletas que obtiveram marca de qualificação para os Europeus Sub-20, que se realizam em Jerusalém (Israel), o atleta André Franco (Clube Pedro Pessoa), que ontem vencera os 400 metros, dominou a mesma distância, mas com barreiras, correndo em 52,62 segundos. No triplo-salto, ao quinto ensaio, o benfiquista Tiago Pereira saltou 15,19 metros.

Depois deles destaque para o ainda sub-18 de primeiro ano, o velocista Pedro Afonso (Vitória de Setúbal), que venceu os 200 metros em 21,33 segundos, ficando a três centésimos do recorde dos Campeonatos (21,30), que dura há 23 anos.

Ainda nas provas masculinas, João Pedro Santos (Sporting) juntou o título de 3000 metros ao de 1500 metros, enquanto Francisco Calhau repetiu o triunfo de 2022 no lançamento do martelo.

Em femininos, no lançamento destaque para o primeiro triunfo de Marta Trovoada (Sporting) no lançamento do dardo, com a marca de 48,19 metros, um recorde pessoal e marca de qualificação para os Europeus Sub-20.

Recorde pessoal conseguiu Filipa Dinis (Vidigalense) no salto com vara. Revalidaram os títulos obtidos na época passada, as atletas Letícia Lopes (Quarteira), no lançamento do peso, e Tatiana Pereira, no triplo-salto.

Nos 200 metros femininos, Nádia Cruz (Benfica) voltou a ser a melhor, mas como ainda é estrangeira, o título foi para Lurdes Oliveira.

De resto, conquistaram os seus primeiros triunfos as atletas Mariana Vidinha (Vidigalense), nos 800 metros, Beatriz Azevedo (Sporting), nos 3000 metros, Melissa Sereno (Maia), nos 100 m barreiras, e Joana Gameiro (Vidigalense), nos 400 m barreiras.

© 4128 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.