Portugal inicia, esta sexta-feira, a participação no Mundial de Fukuoka 2023 com a dupla Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves nas eliminatórias do dueto técnico.
A competição inicia-se às 07h00 de Portugal continental, com as portuguesas a entrarem em ação na 32ª posição. A dupla portuguesa volta a competir no dia 18, no dueto livre com a prova a começar às 01h00 da madrugada. As portuguesas são as 29ªs a entrar em ação.
A diretora técnica para a natação artística Sylvia Hernandez fez a antevisão da participação do dueto nacional, afirmando que “o Mundial de Fukuoka terá perto de 40 duetos em competição, o que será uma maior participação que no último mundial de Budapeste. O nosso objetivo será manter a classificação de Budapeste, ou seja, o 16º lugar e o 20º. Isto porque o facto de ter mais participação, com alguns países que são mais fortes que nós, será muito bom mantermos essas posições, que seria ótimo, porque significaria uma classificação muito perto da qualificação olímpica”.
Acrescentou que “ainda assim, com maior participação e com o novo regulamento tudo pode acontecer. Os pódios podem alterar-se. Já temos alguma experiência de todos todas as Taças do Mundo. Por sorte estávamos numa num bom número de saída que é participarmos nos últimos: 32º no dueto técnico e em 2.º em dueto livre. Para começar estamos muito bem”.