Ao segundo dia, Portugal conquistou a primeira medalha no Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, exatamente dez anos depois de Rui Oliveira conquistar a primeira medalha para a seleção nacional de pista, com Diogo Narciso a garantiu a prata na prova de scratch de sub-23 masculinos.
O jovem português, que já tinha conquistado duas medalhas de prata na corrida por pontos nos dois últimos europeus, fez uma prova de grande nível e ficou muito perto de conquistar a medalha de ouro, tendo perdido a primeira posição para o dinamarquês Phillip Mathiesen mesmo no último momento da corrida e por muito pouco. Elmar Abma, dos Países Baixos, ficou com o bronze.
“Sinto-me muito feliz. Triste por um lado, mas muito feliz por outro. Já tenho duas medalhas de prata na corrida por pontos e é a minha primeira medalha de Scratch. Foi até à última. Tentei a primeira vez, mas os adversários fecharam. A segunda vez já foi perto do final. Iam dois atletas fugidos e eu passei direto para tentar a vitória, mas o dinamarquês ganhou força na última curva e passou-me. Claro que queria muito vestir a tão desejada camisola porque já a ando a perseguir há muito tempo, mas sei que a vou vestir um dia”, referiu Diogo Narciso.
Paulo Fernandes, na primeira final do dia, na prova de 1km contrarrelógio de juniores masculinos, em estreia, terminou na 18ª posição, com 1’09″138 e uma média de 52.069 km/h, ficou a quase sete segundos de Davide Stella (Itália), que conquistou o ouro com 1’02″448, à frente de Nolan Huysmans (Bélgica) e Jakob Vogt (Alemanha).
Daniela Campos, na final de Scratch sub-23 femininas, terminou na 10ª posição, depois de uma boa corrida, em que atacou e chegou a ter alguma vantagem a cerca de 20 voltas do final. Maja Tracka (Polónia) ficou com o ouro, Flora Perkins (Grã-Bretanha) com a prata e Constance Marchand (França) com o bronze.
Marta Carvalho, na prova feminina de eliminação de juniores, resistiu muito bem à eliminação durante boa parte da corrida, terminando em nono lugar. Hélène Hesters (Bélgica), Anita Baima (Itália) e Sina Temmen (Alemanha) completaram o pódio por esta ordem.
Gabriel Batista terminou no sétimo lugar na corrida de eliminação de juniores masculinos. O jovem estreante em europeus sofreu uma queda na fase inicial da corrida mas conseguiu recuperar e manteve-se dentro do pelotão durante quase toda a prova. Davide Stella (Itália) conquistou o primeiro lugar, Žak Eržen (Eslovénia) o segundo e Collin Westbroek (Países Baixos) o terceiro.
Para Gabriel Mendes, selecionador nacional, “foi um dia extremamente positivo e terminámos em excelência. Estou extremamente satisfeito com todos os atletas. Digo desde o início que estamos aqui para promover o desenvolvimento e a progressão dos atletas mais jovens e isso está a acontecer. Os juniores não têm corridas a este nível e, mesmo correndo pela primeira vez, conseguiram ter resultados muito bons e inspiradores para o futuro deles”.
Adiantou que “o Diogo Narciso é o atleta mais experiente desta seleção e esteve ao mais alto nível. Não conseguiu sair daqui campeão da europa por pouco e tem muito mérito na corrida que fez. Deu tudo o que podia dar, está de parabéns. Estamos muito orgulhosos”.
Nas restantes provas, por equipas, a Itália brilhou em juniores ao conquistar o ouro tanto na prova masculina como na feminina de perseguição. A equipa italiana masculina conseguiu mesmo bater o recorde do mundo da categoria com 3’53”980, superando em quase cinco segundos o recorde anterior, que os próprios italianos tinham conseguido no primeiro dia, durante a qualificação. A seleção italiana, que foi a grande vencedora do dia com cinco medalhas de ouro, também festejou na prova masculina de sub-23 de velocidade por equipas, mas foi a Grã-Bretanha quem garantiu o ouro na prova feminina.
O Campeonato da Europa de Pista, que vai decorrer até domingo no Velódromo de Sangalhos, em Anadia, continua esta quinta-feira, com Portugal a ter três representantes ao longo do terceiro dia de prova, todos nas provas de perseguição individual de juniores. Paulo Fernandes vai competir na prova masculina e Patrícia Duarte e Raquel Dias na feminina.