Sábado 02 de Novembro de 1974

Diogo Neves e Ana Santos nos vinte melhores da europa no BTT

Ciclismo-EuropeuBTT-F-09-07-2023

FPCiclismo

Diogo Neves (19º) e Ana Santos (20ª), colocaram Portugal no top 20 nas provas de cross country olímpico (XCO) para sub-23, que este domingo encerraram o Campeonato da Europa de BTT, na pista de Tamengos, Anadia.

A corrida masculina começou com uma queda coletiva na primeira curva. Entre os portugueses apenas Diogo Neves conseguiu a colocação certa para passar incólume este acidente, que deixou o caminho tapado para quem seguia mais atrás.

Era um indício de uma tarde de qualidade do corredor nacional. Diogo Neves fez uma prova usando as pernas e a cabeça, tendo a frieza necessária para ir regulando o esforço em prol de um bom resultado.

“Foi uma corrida muito dura, sempre a tentar ganhar lugares, de início ao fim, mas sem abusar. Sabia que tinha de gerir bem para não ter uma quebra muito forte. Foi uma corrida espectacular, a ultrapassar adversários ao longo de toda a prova. Tendo partido muito atrás, o objetivo era conseguir o top 20, numa competição de grande exigência, com adversários fortes e num dia de muito calor”, descreveu Diogo Neves.

A estratégia de corrida foi aplicada com rigor. Diogo Neves começou por estabilizar uma posição de corrida entre o 26º e o 28º lugar. No início da segunda metade da corrida conseguiu subir para a 22ª posição, que ocupou durante uma parte significativa da prova. A correta gestão das capacidades permitiu a Diogo Neves entrar para a última volta na vigésima posição e ainda ganhar um lugar na fase final.

O melhor elemento da Seleção portuguesa acabou no 19º lugar, gastando mais 3m33s do que o francês Adrien Boichis, que venceu isolado. João Cruz, 30º, a 5m10s do primeiro, foi o segundo melhor elemento de Portugal, prejudicado por um furo na roda da frente. Seguiram-se Artur Mendonça, 33º, a 6m52s, Tomás Frazão, 44º, a 8m55s, e Alexandre Gonçalves, a duas voltas do vencedor.

Depois de um bom desempenho na prova da Taça do Mundo, realizada em Itália, no último domingo, Ana Santos entrou ambiciosa na corrida deste domingo para sub-23. Foi, tal como todo o pelotão, obrigada a ir ao choque, num arranque de prova muito forte, por via de uma frente de corrida que acelerou nas pedaladas iniciais. A portuguesa cedo estabilizou no grupo que discutia o fecho do top 15.

A corredora portuguesa permaneceu nesse posicionamento até à entrada na segunda metade da prova, altura em que cedeu algum terreno para as adversárias mais próximas. Entrou na última volta no 19º lugar e fechou a corrida na vigésima posição. Ana Santos ficou a 6m27s da vencedora, a dinamarquesa Sofie Pedersen, que conquistou o título europeu com 1m36s de vantagem sobre a segunda classificada, a suíça Ronja Blöchlinger. A terceira foi outra helvética, Noëlle Buri, a 2m03s da vencedora.

“Entramos numa corrida sempre para ganhar, mas, acima de tudo, para darmos o nosso melhor. Foi o que fiz hoje. Acabei esta prova com as lágrimas nos olhos, porque no ano passado gostava de ter feito o que fiz hoje e, então, não foi possível. Poder agora participar num Campeonato da Europa em Portugal significa muito para mim”, confessou a corredora, que, em 2022, esteve presente no Europeu como “speaker”, uma vez que um problema de saúde a impediu de competir durante alguns meses.

Fechado o Campeonato da Europa de BTT, Anadia prepara-se para o Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores, que vai realizar-se entre esta terça-feira e domingo.

 

© 1974 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.