Renato da Silva conseguiu o melhor resultado entre os cinco representantes da seleção nacional, tendo atingido os quartos de final em juniores masculinos, este sábado, no Campeonato da Europa de BMX, em Besançon, França.
O jovem português ficou em terceiro na primeira manga e nos oitavos de final, mas foi eliminado nos quartos de final, onde terminou em sexto lugar depois de sofrer um toque na última curva que o impediu de terminar da melhor forma. Tudo somado, Renato da Silva acabou o europeu na 24ª posição.
Ainda em juniores, Bernardo Rocha não conseguiu passar da primeira fase e terminou na 70ª posição, tal como Rita Xufre, na prova feminina, onde terminou em 34.ª. O mesmo aconteceu com Bruno Cardoso, representante português na elite masculina, que registou um quinto lugar na primeira manga e um quarto na segunda, terminando o Europeu na 38ª posição.
A cadete Leonor Carvalho competiu na categoria feminina de 15 anos e também não atingiu a segunda fase, tendo registado um oitavo e dois sétimos lugares nas três mangas de qualificação, resultado que a deixou no 43º lugar final.
“Os nossos objetivos não foram alcançados e não ficámos satisfeitos. Vínhamos com uma expetativa de atingir resultados mais ambiciosos, mas o nível é muito alto e o nosso desempenho em competição não nos permitiu chegar mais à frente”, analisou o selecionador Alexandre Almeida em jeito de balanço.