O Comité Paralímpico de Portugal divulgou a convocatória da delegação portuguesa à primeira edição dos Campeonatos Paralímpicos Europeus, que se realiza de 8 a 20 de agosto em Roterdão, nos Países Baixos.
Portugal estará representado por 27 atletas em seis modalidades que irão competir nos respetivos campeonatos europeus a decorrerem em simultâneo no complexo Rotterdam Ahoy. Carlos Lopes, Secretário-Geral do Comité Paralímpico de Portugal, será o Chefe de Delegação.
Portugal estará representado por quatro atletas no badminton, dez no boccia, quatro no ciclismo, quatro no judo, dois no ténis em cadeira de rodas e três no tiro.
A delegação portuguesa será composta por um total de 63 elementos entre atletas, treinadores, parceiros de competição, assistentes de vida diária, operadores de calha, mecânico, equipa clínica, corpo técnico e Chefe de Delegação.
Os Campeonatos Paralímpicos Europeus vão envolver dez modalidades com a participação de 1.500 atletas de 45 países, já com os Jogos Paralímpicos Paris’2024 em perspetiva.
Os atletas selecionados são os seguintes:
Badminton – Beatriz Monteiro, Bruno Faria, Diogo Daniel e Inoi Ferreira;
Boccia – Ana Catarina Correia, Ana Sofia Costa, André Ramos, Armando Costa, Carla Oliveira, Cristina Gonçalves, David Araújo, José Abílio Gonçalves, Nuno Guerreiro e Rita Patrício;
Ciclismo – Bernardo Vieira, Flávio Pacheco, Luís Costa e Telmo Pinão;
Judo – Djibrilo Iafa, Miguel Vieira, Nuno Rocha e Rúben Gonçalves;
Ténis em Cadeira de Rodas – Carlos Leitão e João Couceiro;
Tiro – Adelino Rocha, Bruno Valentim e Margarida Lapa.