Domingo 20 de Abril de 2025

Seleção Nacional de Hóquei em Patins conquistou GoldenCat em preparação para o europeu

HoqueiPatins-Golden-03-07-2023

©Catarina Maria/FPP

A seleção nacional conquistou o torneio GoldenCat depois de bater, na final, a Itália por 4-2, com três golos de Gonçalo Alves e um de João Rodrigues.

Portugal inaugurou cedo o marcador, numa jogada combinada entre Henrique Magalhães e João Rodrigues, com este a colocar a bola na área para Gonçalo Alves marcar o primeiro (0-1). O jogo seguiu com as equipas a tentarem criar situações de perigo, mas a serem pouco eficazes na finalização.

Ao minuto 12, Nuno Santos viu o cartão azul e, na conversão, Malagoli rematou direto ao lado e Xano Edo defendeu na recarga. Seis minutos depois, Gonçalo Alves bisou, de penálti, para o 0-2 e a Itália reduziu para o 1-2, a dois minutos do intervalo.

No segundo tempo, a ter de patinar atrás do prejuízo, os italianos restabeleceram o empate com três minutos de jogo decorridos (2-2). No entanto, é Portugal que se distancia, primeiro ao minuto nove, na sequência de cartão azul e respetivo livre direto convertido por Gonçalo Alves (2-3) e, a pouco mais de um minuto para o fim, com golo de João Rodrigues, assistido por Gonçalo Alves (2-4), jogador eleito o MVP do torneio.

Xano Edo considerou que foi “um torneio muito bom para a seleção de preparação para o europeu”, tendo acrescentado que “estes torneios dão-nos mais ritmo e velocidade, e na primeira semana de estágio”, concluindo ao afirmar que “acho que foi muito bom, ainda mais para mim, sendo a primeira vez, é um orgulho treinar com estes jogadores de alta qualidade, são todos muito bons, e eu tento ajudá-los ao máximo e eles ajudam-me a mim», disse.

Para o selecionador nacional, Renato Garrido, “este torneio veio numa altura ainda precoce da nossa preparação” e ressalvou o facto de que “para os jogadores, ter sido um esforço tremendo e eles conseguiram superar três dias de treinos que fizemos, mais um aqui e mais estes jogos competitivos. Da parte deles, houve uma entrega bastante grande e ainda mais estando presente na final, perante uma Itália que vai ser também um fortíssimo candidato ao europeu”, disse.

Garrido explicou que a seleção ainda tem “muito tempo para trabalhar até ao Campeonato da Europa”, mas considerou que “foi um torneio importante para a evolução daquilo que queremos como nosso modelo de jogo e o que queremos depois apresentar mais tarde: melhorias, com certeza, com outra capacidade física no europeu, em Noia”, concluiu.

Ao longo do torneio, Portugal começou por vencer a Catalunha (9-3), com novo triunfo ante a França (4-2), perdendo a seguir frente à Itália (4-2), recuperando e vencendo a final (4-2) ante a Itália.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.