A conquista da 16ª medalha pela Equipa Portugal nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023 estava guardada para o último dia de competição e teve a assinatura de Armelim Rodrigues, João Paulo Azevedo e José Bruno Faria, que conquistaram o bronze na prova de equipas masculinas de Tiro com Armas de Caça (trap).
A Equipa Portugal foi ao “match” pela medalha de bronze com a Itália e ganhou as três séries de 15 pratos (cinco por atirador) cada uma, estabelecendo o resultado em 6-0. João Paulo Azevedo fez o pleno de 15 pratos partidos, José Bruno Faria e Armelim Rodrigues fizeram 13 cada um.
Na qualificação, pela manhã, a Equipa Portugal tinha ficado a um prato do “match” pela medalha de ouro, com 217 acertos, ao passo que Eslováquia e Croácia fizeram ambas 218. O Tiro com Armas de Caça estreia-se assim no medalheiro da Equipa Portugal à terceira participação nos Jogos Europeus.
Armelim Rodrigues salientou que “esta medalha representa o trabalho de muitos anos e mostra que faz mais quem quer do que quem pode. Disputámos uma prova em que muitos atiradores são profissionais e nós conseguimos sobrepor-nos a alguns. É um grande mérito para o nosso País”.
A competição em Cracóvia-Malopolska 2023 rendeu à Equipa Portugal 16 medalhas: três de ouro, sete de prata e seis de bronze. E foram batidos os registos de Minsk 2019, há quatro anos, onde foram ganhas 15 medalhas, e o de Baku 2015, edição de estreia dos Jogos Europeus onde os atletas portugueses foram dez vezes ao pódio.
A Equipa Portugal conquistou de novo três medalhas de ouro, mas desta vez chegou mais vezes à prata (sete) do que ao bronze (seis).
Os pódios passaram a ser distribuídos por nove modalidades – Atletismo, Canoagem, Esgrima, Futebol de Praia, Karaté, Muaythai, Padel, Ténis de Mesa e Tiro com Armas de Caça – em vez de oito, como acontecera em Minsk e em Baku.
Fernando Pimenta (Canoagem), com cinco medalhas de prata (K1 1000 (2), K1 5000 (2) e K1 500 (1)) e Marcos Freitas, com três (ouro – equipas; prata – individual; e bronze – equipas), são os atletas das Equipa Portugal que alcançaram o pódio nas três edições dos Jogos Europeus.
As modalidades com atletas sempre medalhados são Canoagem, Ténis de Mesa e o Futebol de Praia – em virtude da estreia bem-sucedida da equipa feminina em Jogos Europeus. Fu Yu (Ténis de Mesa) e João Coelho (Atletismo) conquistaram pódios em provas diferentes: ela foi ouro no torneio de singulares, em Minsk 2019, e bronze no torneio de equipas, em Cracóvia-Malopolska 2023; ele ganhou o bronze na estafeta mista de 4x400m (com Cátia Azevedo, Rivinilda Mentai e Ricardo dos Santos) em Minsk 2019, e agora foi medalha de prata nos 400m, em Cracóvia-Malopolska 2023.
Ana Cruz (Karaté) repetiu na estreia, em 2023, a medalha de bronze que Patrícia Esparteiro tinha conquistado há quatro anos, em 2019. O Padel, com Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira, e o Muaythai, com Matilde Rodrigues e Gonçalo Noites, estrearam-se nos Jogos Europeus e foram diretos ao pódio.
E a Equipa Portugal, que também competiu pela primeira vez em Esgrima nos Jogos Europeus, assinalou a estreia com a medalha de prata de Miguel Frazão.
No medalheiro de Cracóvia-Malopolska 2023, a Equipa Portugal fixou-se na 21ª posição, segundo o critério de maior número de medalhas de ouro conquistadas (3), o que é o tradicional, e no 17.º lugar atendendo ao total (16) de medalhas conquistadas. A Itália lidera ambas as tabelas, com 35 medalhas de ouro, 100 na totalidade.
Ao fim de doze dias apagou-se a Chama da Paz nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023 e terminou a 3ª edição da competição. Mais uma vez a música foi dominante na Cerimónia com várias atuações de artistas polacos, acompanhada de vídeos que relembraram os melhores momentos desportivos da competição.
Foi ao som do maior tambor do mundo, com dez metros de diâmetro e cerca de tonelada e meia, que a Cerimónia teve início, sendo pontuada por momentos coreográficos sempre acompanhados de música ao vivo, até que entraram no estádio as bandeiras dos 48 países participantes, com Jamila Marreiros, capitã da equipa feminina de Futebol de Praia que conquistou a medalha de bronze no torneio, a transportar a bandeira de Portugal.
O estádio acolheu todos os atletas que ainda permaneciam nas várias Aldeias dos Atletas para serem ovacionados pelas suas prestações desportivas, com a Equipa Portugal representada pelo Badminton, Canoagem Slalom e Futebol de Praia. Mais momentos musicais, muito pontuados por sonoridades típicas da Polónia, fizeram correr uma Cerimónia animada pelos efeitos luminosos e pelo entusiamo do público polaco nas bancadas.
Nem faltou a Krakowiak, uma das típicas danças polacas e que apresentou uma coreografia especialmente desenhada para esta Cerimónia com 148 bailarinos.
O momento institucional ocorreu com os discursos de Witold Kozlowski, Governador da região de Malopolska, Jacek Majchrowski, Presidente da Câmara Municipal de Cracóvia e Spyros Capralos, Presidente dos Comités Olímpicos Europeus. Depois extinguiu-se a Chama da Paz e terminaram oficialmente os Jogos Europeus, mas a festa continuou ainda no Estádio Henryk Reyman com o agradecimento aos voluntários.
Juntaram-se a eles os atletas para celebrar no centro do recinto o final dos Jogos Europeus que se despediram com fogo de artifício.