Sexta-feira 24 de Novembro de 0546

Equipa Portugal apurada para as meias-finais do torneio feminino de Futebol de Praia nos Jogos Europeus

COP-JogosEuropeus-28-06-2023

COP

A Equipa Portugal entrou a ganhar à Chéquia (5-1) no torneio feminino de Futebol de Praia dos Jogos Europeus e ficou apurada para as meias-finais, decidindo esta quinta-feira, com a Polónia quem ganha o Grupo A.

Também bem encaminhada está a equipa masculina, vitoriosa frente ao Azerbaijão (5-2) e a depender apenas de si para também marcar presença nas meias-finais – a decisão será igualmente com a Polónia.

No Badminton, Bernardo Atilano terminou a sua participação na competição ao classificar-se no 3º lugar no grupo C, ficando fora dos oitavos-de-final.

Na última jornada da fase de grupos, o jogador da Equipa Portugal (83º do ranking) perdeu com o francês Toma Popov (27º e 3º cabeça-de-série nos Jogos Europeus), em dois “sets”, com os parciais de 6-21 e 8-21.

Bernardo Atilano repetiu o 17º lugar de há quatro anos, em Minsk 2019, onde também venceu um jogo e perdeu dois, não dobrando a fase de grupos.

No Boxe, Rita Soares finalizou a competição (-50 kg) nos quartos-de-final, com uma derrota frente à espanhola Laura Fernandez, o que lhe valeu o 5º lugar final.

Os cinco juízes do combate atribuíram a vitória à atleta espanhola por unanimidade, nos três “rounds” de três minutos cada um, pelo que o resultado final ficou em 5-0.

Neste combate de acesso às meias-finais, Rita Soares jogava a possibilidade de garantir uma das quatro medalhas em disputa (ouro-prata-bronze-bronze) e também um dos quatro lugares de qualificação direta para os Jogos Olímpicos Paris 2024 em disputa nestes Jogos Europeus.

Em caso de qualificação olímpica, Rita Soares seria a primeira mulher em Portugal a consegui-lo e a segunda atleta do boxe português em toda a história, depois de João Manuel Miguel participar em Moscovo 1980.

Rita Soares salientou que “foi um combate difícil e não cumpri com as minhas expectativas. Já foi um grande feito chegar aqui, tendo em conta as condições com que treinamos e tendo sido a minha primeira participação a este nível.”

Sobre a possibilidade de se qualificar para Paris 2024, a atleta da Equipa Portugal referiu que “vou conseguir ter mais dois momentos para conseguir este passaporte tão desejado, e é continuar a treinar e melhorar.”

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 82No Futebol de Praia, a equipa feminina iniciou o grupo A (três equipas) e está apurada para as meias-finais, depois da vitória sobre a Chéquia (5-1). Inês Cruz adiantou Portugal no marcador a meio do primeiro período, com o segundo período a registar um golo para cada equipa – Cristiana Costa marcou para Portugal e quase de seguida a Chéquia reduziu por Martina Folprechtova – e ainda um autogolo de Lucie Hruskova que colocou a vantagem em 3-1 para Portugal. Nos últimos 12 minutos, as jogadoras portuguesas ampliaram a vantagem, com o 4-1 conseguido na conversão de uma falta por Melissa Gomes. Sensivelmente a meio do terceiro período Cristiana Costa voltou a acertar na baliza da Chéquia para fazer o 5-1, resultado com que o jogo terminou. Esta quinta-feira, a seleção feminina também encontra a Polónia – igualmente apurada para as meias-finais – para decidir o 1º lugar do grupo.

No lado masculino, dois jogos, duas vitórias para a seleção masculina de Futebol de Praia na fase de grupos (quatro equipas cada um) dos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, desta vez frente ao Azerbaijão por 5-2.

Os azeris foram os primeiros a inaugurar o marcador, aos seis minutos, com golo de Orkhan Mammadov, e só no início do segundo período Portugal chegou ao empate, com golo de Ruben Brilhante. Depois Bê Martins marcou a fechar o segundo período e colocou a equipa portuguesa em vantagem. No terceiro e último período o seu irmão Leo Martins marcou o 3-1 e Miguel Pintado ampliou a vantagem para 4-1. O Azerbaijão ainda viria a reduzir para 4-2, aos 31 minutos, com bis de Mammadov, mas Leo Martins também somou o seu segundo golo da tarde e fechou a contagem para a vitória de Portugal por 5-2. A fase de grupos no torneio masculino termina amanhã com o Portugal-Polónia e há contas a fazer, porque a Espanha derrotou os polacos esta semana (6-1).

No dia de estreia do Teqball, com a competição de singulares femininos e a presença no quadro competitivo da portuguesa Carla Couto. Apesar da sua experiência internacional, com 145 internacionalizações pela seleção nacional de futebol feminino, Carla Couto entrou nervosa para o primeiro jogo da fase de grupos e o resultado demonstrou isso, com uma derrota por duplo 11-12 frente à checa Iva Burvalova. No segundo jogo, a portuguesa mostrou-se mais confiante e foi por isso sem grande surpresa que venceu as duas rondas perante Adriana Kecerova, da Eslováquia, por 12-5 e 12-6. A fechar o grupo C, Carla Couto defrontou a romena Kinga Barabasi, sabendo que seria a adversária mais complicada, o que se confirmou pelo resultado final de 7-12 e 4-12.

No final da fase de grupos, Carla Couto posicionou-se no 3º lugar do Grupo C, sem conseguir progressão para os quartos-de-final, mas mostrou-se satisfeita com a sua prestação.

Carla Couto voltará a competir, desta vez em pares femininos, ao lado de Manuela Parente.

Esta quinta-feira João Pinheiro compete em singulares masculinos, enquanto se registará a estreia nos Jogos Europeus para a Canoagem Slalom e o Tiro com Armas de Caça, e tem início a competição de equipas no Ténis de Mesa.

 

© 0547 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.