O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, jantaram esta segunda-feira com a Seleção Nacional Feminina A, que se prepara para disputar, pela primeira vez, o Campeonato do Mundo.
Após uma sessão de treino aberta à comunicação social, as internacionais portuguesas receberam uma mensagem de confiança e incentivo por parte do Primeiro-Ministro de Portugal.
“Como vimos no ‘play-off’ de qualificação [frente aos Camarões], tudo se joga e tudo no futebol é possível até ao último minuto. Sabemos que temos um grupo muito difícil, mas temos também uma excelente equipa e acho que todas vão dar o seu melhor para nos representarem muito bem e serem um grande motivo de orgulho”, começou por referir António Costa, em declarações ao Canal 11.
Frisando que a Equipa das Quinas “já conseguiu o mais importante”, que foi a qualificação inédita para a fase final do Campeonato do Mundo, o Primeiro-Ministro considerou que a projeção feminina no futebol está a ajudar a quebrar barreiras de desigualdade.
“Esta projeção que têm ganho ajuda muito à motivação de mais raparigas virem para o futebol. É um estímulo muito grande para os clubes, que organizam as suas equipas e formam estas jogadoras. Seguramente, é um processo que vai crescer cada vez mais. É uma barreira de desigualdade que se vai vencendo. Quanto mais essas barreiras forem sendo diluídas, vamos ter uma sociedade mais coesa e cada um pode desenvolver todo o potencial. Há uns anos, seria inimaginável termos os clubes que temos, quanto mais estarmos no Mundial. A verdade é que estamos e espero que seja para ficar”, explicou.
Revelando que irá estar na estreia de Portugal no Mundial, em 23 de julho, António Costa disse que “é muito importante que toda a Seleção sinta que o país está com elas”. “É importante que sinta que vamos ao Mundial com a Seleção Feminina, como temos estado sempre com todas as seleções de qualquer modalidade, designadamente também no futebol”, sublinhou António Costa.
As internacionais portuguesas, recorde-se, vão treinar na Cidade do Futebol até 10 de julho, dia em que viaja para a Nova Zelândia. Antes da partida, a equipa será testada diante de Inglaterra, no dia 1 de julho, em Milton Keynes, e frente à Ucrânia, em 7 de julho, no Estádio do Bessa.
Na Nova Zelândia, a Seleção Nacional irá defrontar, no Grupo E, os Países Baixos (23 de julho), o Vietname (27 de julho) e os Estados Unidos (1 de agosto).