Sábado 24 de Novembro de 9945

Roger Schmidt e Otávio eleitos Melhor Treinador e Jogador da Liga Portugal bwin 2022-23

LigaPortugalRogerSchmidt-26-06-2023Numa votação levada a cabo pelos treinadores e capitães das 18 equipas participantes na Liga Portugal bwin 2022-23, Roger Schmidt foi eleito Melhor Treinador da prova.

Na primeira temporada ao serviço do Benfica, o técnico alemão levou os encarnados à conquista do 38º título de campeão nacional, depois de somar 28 vitórias nas 34 jornadas realizadas, perfazendo um total de 87 pontos na prova.

Roger Schmidt, de 56 anos, cotou-se como uma das principais figuras da temporada dos encarnados, que acumularam ainda os estatutos de melhor ataque e defesa menos batida da competição, com o técnico germânico a adicionar ainda três prémios de Treinador do Mês Liga Portugal bwin.

Por seu lado, Otávio foi o vencedor do prémio Melhor Jogador da Liga Portugal bwin 2022-23, após apuramento dos votos dos treinadores e capitães das equipas da competição.

LigaPortugal-Otavio-26-06-2023Depois de integrar o Onze do Ano da prova, o internacional português, de 28 anos, arrecadou mais uma distinção, fruto das suas exibições ao longo da época ao serviço do FC Porto.

Nos 27 jogos em que participou, num total de 2467 minutos, Otávio fez cinco golos e assinou sete assistências, para além de 110 recuperações de bola.

Entretanto, a Assembleia Geral Ordinária da Liga Portugal, reunida esta segunda-feira, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para a época desportiva 2023-24.

Esta Assembleia Geral, sob a liderança de José Mendes Gomes, eleito na passada sexta-feira, começou com uma intervenção do Presidente da Liga Portugal – segundo o comunicado inserto no respetivo site – sobre os factos que vieram ao conhecimento público e as medidas adotadas relativas ao processo em curso que envolve o ex-Presidente da Mesa da Assembleia Geral e a BSports.

O Presidente Pedro Proença “informou que irá consultar e mandatar os juristas e outras entidades que julgue adequados para interpor, requerer e promover quaisquer ações, atos e diligências ordenadas ao apuramento e eventual responsabilização das pessoas e entidades por condutas lesivas do bom nome, honra e imagem da Liga Portugal, nomeadamente:

Liga-ProençaPosse-07-06-20231. Ações judiciais ao ex-Presidente da AG (Dr. Mário Costa) e a todas outras e quaisquer entidades que venham a ser responsabilizadas, por danos reputacionais causados à Liga Portugal ou por omissão de informações relevantes prestadas sob compromisso de honra, no âmbito de situações de incompatibilidade previstas nos Estatutos da Liga Portugal e do seu Código de Transparência e Anti-Corrupção.

2. Ações judiciais contra a BSports por utilização indevida de uma denominação registada pela Liga Portugal.

3. Constituição como assistente em todos os processos relacionados com este caso.

4. Realização de Auditoria Forense por uma entidade externa, garantindo a identificação de potenciais riscos ainda desconhecidos e que nos permita identificar responsabilidades legais, criminais e patrimoniais que resultem do respetivo relatório”.

Ainda a este respeito foi aprovado, por unanimidade, um voto de louvor à Liga Portugal e ao seu Presidente, Pedro Proença, pela celeridade e eficácia da ação no caso referente ao ex-Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Mário Costa.

Quanto ao ponto da ordem trabalhos, relativa ao Plano de Atividades e Orçamento para a época 2023-2024, a Liga Portugal apresentou, pela primeira vez, um Plano de Atividades e Orçamento consolidado do seu grupo empresarial, compilando, além do orçamento da própria Liga Portugal, o orçamento das suas associadas: a Fundação do Futebol – Liga Portugal, a Liga Portugal Business School, a Liga Portugal Centralização, a Liga Portugal Comercial e Liga Portugal Infraestruturas.

Em termos orçamentais o documento, “elaborado com base no novo Plano Estratégico para o ciclo 2023-2027, construído em colaboração com a consultora EY, apresenta uma previsão de resultados operacionais superior a um milhão de euros (€1,110M), com receitas globais acima dos 26 milhões de euros (€26,487M), mantendo-se, desta forma, o caminho da sustentabilidade e desenvolvimento da Liga Portugal que marcou os últimos quatro anos.

Tendo como missão afirmar-se, em definitivo, como grande motor do desenvolvimento do futebol português, este Orçamento 2023-24 prevê ainda a maior distribuição de sempre às Sociedades Desportivas, acima dos 9 milhões de euros.

No que diz respeito ao Plano de Atividades, tal como definido no Plano Estratégico, as apostas-chave passam por:

“1. O Adepto como eixo central do espetáculo desportivo: Porque os adeptos são a alma do Futebol Profissional e é para eles que trabalhamos, temos de ir ao encontro daquelas que são as suas expectativas, tornando-o o eixo central de todas as decisões;

2. A Valorização e capacitação dos Agentes Desportivos: A formação é um dos pilares fundamentais para um Futebol profissionalizado. A Liga Portugal continuará a aposta numa formação cada vez mais sólida e exigente;

3. A Valorização das Competições Profissionais: A qualidade do produto estará, sempre, no topo das prioridades, tornando as provas organizadas pela Liga Portugal cada vez mais competitivas e atrativas;

4. A Liga Portugal como Agente Central de Crescimento do Futebol Profissional em Portugal: A Liga Portugal liderará pelo exemplo, não só na discussão de temas relevantes para a indústria mas também na garantia de valores como Ética, Transparência e Credibilidade;

5. A Internacionalização da marca Liga Portugal: Dar cada vez maior visibilidade ao Futebol Profissional português no estrangeiro, seja das competições ou em eventos de dimensão mundial, como o Thinking Football Summit, será outro dos eixos prioritários;

6. A Centralização dos Direitos Audiovisuais: A Liga Portugal continuará a trabalhar num processo irreversível e determinante para a sustentabilidade e competitividade do Futebol Profissional, garantindo um modelo em que todos os Clubes saiam a ganhar;

7. A Diminuição dos custos de contexto do Futebol Profissional: A Liga Portugal continuará a lutar para garantir condições que permitam dotar as Sociedades Desportivas de argumentos competitivos semelhantes com os que são dados aos seus principais concorrentes a nível internacional”.

 

© 9945 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.