Ao empatar (1-1) ante os Países Baixos, este sábado a um golo, num jogo a contar para a segunda jornada do Campeonato da Europa Sub-21 Geórgia/Roménia 2023, disputado no Estádio Meskhi, localizado na capital Tbilisi, Portugal complicou o apuramento.
Num jogo bem disputado, Pedro Neto (20′) adiantou Portugal no marcador mas, já na reta final, Brian Brobbey reestabeleceu a igualdade (78′).
No outro jogo do grupo, Geórgia e Bélgica empataram a dois golos, deixando, assim, Portugal a não depender de si para chegar à fase seguinte da prova.
A Equipa das Quinas precisa agora de vencer a Bélgica (terça-feira próxima) e esperar que a seleção anfitriã da prova não perca diante dos Países Baixos.
Na primeira parte, as equipas jogaram de forma cautelosa, o que não significa que tivesse havido ausência de ocasiões de golo. Pelo contrário. Aos 12 minutos, o primeiro aviso foi dado e pela seleção dos Países Baixos. A bola chegou a entrar na baliza, mas o jogador neerlandês estava em posição irregular.
A primeira oportunidade de golo para Portugal surgiu ao minuto 17′, com Pedro Neto a fazer uma incursão da esquerda para o meio e, à entrada da área, disferir um remate perigoso em jeito. Bola difícil para o guardião adversário que só a agarrou à segunda.
Ao minuto 19’ foi a vez de Celton Biai brilhar com uma enorme defesa. O guardião português foi ao chão travar aquele que podia ter sido o golo inaugural. Esse tento acabou mesmo por aparecer, no minuto seguinte e na baliza contrária. Tiago Dantas lança Pedro Neto na profundidade, o camisola 7 com um excelente trabalho no lado esquerdo contemporiza pela chegada de companheiros e cruza com mestria para André Almeida que, com um toque subtil, mas repleto de intenção, atirou a contar.
Ao intervalo, a formação neerlandesa operou duas alterações e a segunda metade começou com maior pendor para os Países Baixos. O primeiro aviso foi dado ao minuto 47′, com um remate de Burger (47′) a rasar o poste da baliza portuguesa e com Celton Biai a encaixar uma bola ao minuto 54′.
Portugal respondeu e logo com uma tripla alteração. Paulo Bernardo, Francisco Conceição e Diego Moreira renderam André Almeida, Pedro Neto e Fábio Silva em campo. A tripla alteração acalmou o domínio neerlandês e Portugal até voltou a criar oportunidades de golo, com Francisco Conceição a atirar com muito perigo, ao minuto 64′.
Contudo, ao minuto 78′, na sequência de um pontapé de canto, Brian Brobbey (78′) reestabelece a igualdade no marcador, resultado com que se atingiu o final da partida.
Até ao final do jogo, Portugal procurou sempre mais o segundo golo e foi dos pés de Francisco Conceição que saiu a melhor oportunidade (90+2′), prontamente defendida pelo guardião neerlandês.
O empate acabou por persistir até ao final, sendo um resultado mais confortável para os Países Baixos do que para Portugal. O objetivo da passagem à fase seguinte complicou-se, mas ainda é possível, tendo para isso que se superar a Bélgica, no dia 27 de junho (17h00)