Sábado 23 de Novembro de 2024

Em Dia Olímpico foi dia da Equipa Portugal ganhar medalhas nos Jogos Europeus

COP-JogosEuropeus-23-06-2023

COP

O Dia Olímpico foi dia de celebração para a Equipa Portugal nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023, com a conquista de lugares de pódio, se bem que sem se perceber muito bem se haverá duplicação ou não, em função da união de dois eventos complementares um do outro.

No entanto, no atletismo, Auriol Dongmo e João Coelho, presentes no campeonato da europa de atletismo na vertente coletiva – com a primeira a vencer o lançamento do peso e o segundo a ficar em segundo lugar nos 400 metros, que não foram vistos a receber medalhas, porquanto se trata de uma competição em que são atribuídos pontos para, no final, se saber quais foram os países que subirão ao pódio.

Por outro lado, na Canoagem, Messias Baptista recebeu a medalha de ouro e Francisca Laia a de bronze, como é visível na imagem aqui publicada, numa competição que é individual – e também na categoria de Europeu de velocidade e de Slalom – logo com direito à medalha.

Algo parece não estar em conformidade e aguarda-se que alguém esclareça a situação.

A propósito, recorde-se que nestes Jogos Europeus estão incluídos os campeonatos europeus – de acordo com a informação recebida – das seguintes modalidades/disciplinas: Atletismo (Equipas),

Badminton, Canoagem de Velocidade e de Slalom, Ciclismo (BMX Freestyle e BTT), Esgrima, Judo – Equipas Mistas, Natação (Saltos para a Água), Pentatlo Moderno e Teqball.

O bronze ganho por Ana Cruz (Karaté), na quinta-feira, parecer ser a única que respeita aos Jogos Europeus propriamente ditos.

Na Canoagem, duas medalhas em poucos minutos deram um brilho especial à tarde de céu cinzento na pista de Kryspinow, nos arredores de Cracóvia. Messias Baptista deu o primeiro ouro a Portugal nesta competição, na prova de K1 200 metros. O canoísta português arrancou logo na liderança, que manteve até à chegada à meta, onde referiu que “consegui sair bem, senti-me rápido e competitivo. Acho que ainda não estou em mim. Sem dúvida que é um momento alto, ontem não sorriu para nós e hoje consegui “vingar-me” e levar uma medalha para casa, é surreal”. A completar o pódio com o português que terminou com o tempo de 36.845 segundos, ficou o sueco Petter Menning (37,179) e Robert Akmens da Letónia (37,189).

Francisca Laia alinhou na final de K1 200 metros e com uma partida forte posicionou-se desde início na frente da corrida, o que lhe permitiu discutir os lugares de pódio, tendo terminado no 3º lugar com 41,058 segundos, tendo salientado que “apesar dos 200 metros já não serem olímpicos eu adoro fazer esta prova porque é uma prova que se decide em milésimos de segundo. Quero dedicar esta medalha a todos os portugueses, estou muito contente”. A 1ª classificada foi Emma Jorgensen da Dinamarca (40,106) e a prata foi entregue a Milica Novakovic da Sérvia (41,006).

Hélder Silva foi 9º classificado na prova de C1 200 metros – 41,192 – em prova ganha por Henrikas Zustautas da Lituânia – 39.700.

COP-DiaOlimpico-23-06-2023

COP

Portugal somou mais duas presenças nas finais deste sábado, último dia de competição da Canoagem nestes Jogos Europeus, com o apuramento de Fernando Pimenta em K1 500 metros, o primeiro lugar da sua meia-final e o tempo de 1.39,514. Também Joana Vasconcelos estará na final desta distância, fruto do 3º lugar na sua meia-final (1.54,407).

A dupla Hélder Silva e Inês Penetra terminou o C2 200m misto em 2º lugar (40,644) e também avançou para a final A. Marco Apura falhou a progressão para a final ao terminar as meias-finais de C1 500 metros no 8º lugar (1.54,433)

No Karaté, Tiago Duarte entrou em ação no torneio de kumite -75kg, não conseguindo ultrapassar a fase de grupos, o que o levou a concluir a competição no 7º lugar.

O atleta português somou duas derrotas na Arena de Bielsko-Biala, primeiro perante o italiano Daniele de Vivo, por 0-5, e depois frente ao ucraniano Andrii Zaplitny, por 0-2. Fechou a fase de grupos com um empate a zeros com Farid Aghayev, do Azerbaijão.

Na Natação Artística, a equipa feminina de Natação Artística completou a participação nos Jogos Europeus 2023 com o exercício técnico. As portuguesas pontuaram um total de 184,6558, sendo que a dificuldade foi valorizada em 22,250, os elementos em 99,6558 e a impressão artística em 85,0000. Venceu a prova a equipa espanhola com 278,4066, seguida da Itália (249,1145) e da França com 242,6716. A equipa portuguesa, composta por Marta Moreira, Lara Botelho, Beatriz Gama, Filipa Faria, Inês Dubini, Carlota Fonseca, Anna Carvalho, Mariana Rocha, Joana Rosa e Matilde Sousa, foi 7ª classificada.

Neste sábado realiza-se a final de dueto feminino livre que conta com as portuguesas Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves, que foram apuradas para a final com a 8ª melhor classificação das qualificações.

No Padel, Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira garantiram a presença nas meias-finais, que se mudam agora do pavilhão para a Praça Central de Cracóvia, local dos jogos decisivos da modalidade nos Jogos Europeus 2023.

A dupla portuguesa venceu em dois ‘sets’ os franceses Adrien Maigret e Benjamin Tison, ambos por 7-6 num encontro que passou a hora e meia de duração, mas que confirmou a superioridade dos portugueses, 5ºs cabeças-de-série do torneio. Este sábado, no centro da cidade, os portugueses medem forças com os espanhóis Alonso Rodriguez e Pablo Garcia, 1ºs cabeças-de-série da competição.

Miguel e Nuno Deus lutaram até ao último ponto para também seguir em frente na competição, mas não conseguiram ultrapassar os espanhóis Daniel Santigosa e David Gala. Depois de terem perdido o primeiro ‘set’ por 2-6, o segundo ‘set’, com mais de uma hora de duração, foi decidido no tie break com vantagem final para os espanhóis, 2ºs cabeças-de-série.

Em pares mistos, Miguel Deus e Catarina Vilela foram afastados nos quartos-de-final pelos franceses Lucile Pothier e Thomas Leygue. Se o primeiro ‘set’ pendeu para o lado português, com vitória por 7-5, o segundo foi ganho pelos franceses por 6-4, que voltariam a vencer por 6-2 no terceiro e decisivo ‘set’; Portugal fica assim sem participação no quadro de duplas mistas dos Jogos Europeus.

No Taekondo, o “suspense” durou até às 14h40 desta sexta-feira, mas Rui Bragança não foi repescado na competição de Taekwondo (-58 kg) dos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023 e terminou a sua participação na ronda de 16.

O atleta da Equipa Portugal começou por perder frente ao francês Cyrian Ravet, por 2-0, num combate decidido nos últimos segundos, com uma rotação que virou o marcador.

No Ténis de Mesa, Marcos Freitas qualificou-se para a ronda de 32, com uma vitória em quatro partidas (4-0) sobre o sérvio Dimitrije Levajac. O encontro respeitante à 2ª ronda preliminar teve história curta, dada a superioridade manifestada pelo mesatenista da Equipa Portugal, que venceu sucessivamente por 11-9, 11-7, 11-3 e 11-8.

O próximo adversário de Marcos Freitas é o croata Tomislav Pucar.

No Tiro, João Costa e Joana Castelão foram 25ºs classificados na prova de equipas mistas de Tiro com pistola 10m. Os atiradores da Equipa Portugal somaram 561 pontos – João Costa 285 e Joana Castelão 276 – e ficaram fora da ronda das medalhas, só acessível às primeiras quatro equipas entre as 28 que participaram na qualificação.

No Tiro com Arco, Nuno Carneiro vai defrontar o francês Nicolas Bernardi na ronda de 1/32 da competição marcada para a próxima segunda-feira, às 8h15.

O arqueiro da Equipa Portugal participou na ronda de seriação para as eliminatórias individuais, na qual foi o 45º classificado entre 47 participantes, com um total de 622 pontos, num dia em que o início da competição esteve suspenso durante algum tempo devido ao mau tempo que se abateu sobre Cracóvia.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.