Quarta-feira 27 de Novembro de 2024

Catarina Costa de bronze no Grand Slam de judo Ulaanbaatar 2023

Judo-EuropeuCadetes-CatarinaCosta-23-06-2023Catarina Costa conquistou a medalha de bronze no primeiro dia do Grand Slam Ulaanbaatar 2023 que se cumpriu esta sexta-feira, na capital da Mongólia.

Catarina Costa (-48 kg) estreou-se na segunda ronda, onde eliminou a atleta da casa Anudari Jamsran (Campeã Asiática de Cadetes em 2022), por acumulação de ‘shidos’ (Hansoku-Make) da jovem mongol em período de ‘ponto de ouro’. Nos quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar a jovem japonesa Hikari Yoshioka (atual Campeã Mundial de Juniores), que conseguiu imobilizar (Osae-Komi) a judoca lusa por 20 segundos (‘ippon’).

A portuguesa, que ocupa o 8ºlugar do ranking mundial, regressou às vitórias na repescagem e garantiu um lugar no bloco de finais ao vencer Chen-Hao Lin (36º), da Taipé Chinesa, num combate em que pontuou ‘wazari’ e geriu a vantagem até ao final. Na luta pelo pódio, dominou o encontro com a cazaque Galiya Tynbayeva (31ª), pontuando dois ‘wazari’. Com este resultado, Catarina Costa chegou ao bronze.

Na categoria -57 kg, Telma Monteiro começou a sua prestação com um triunfo sobre a jovem finlandesa Pihla Salonen (93ª), por ‘wazari’, na segunda eliminatória. Encontrou a russa (sob bandeira neutra) Kseniia Galitskaia (Campeã Mundial de Juniores em 2021) nos quartos-de-final. Após um combate equilibrado, decidido no ‘golden score’ com ambas as atletas em risco com 2 ‘shidos’, a russa conseguiu pontuar ‘wazari’. Na repescagem, a portuguesa superiorizou-se a Altantsetseg Batsukh (49ª), dos Emirados Árabes Unidos, por ‘ippon’.

Na busca pelo Bronze, contra a nº5 do ranking mundial, Mimi Huh, da Coreia do Sul, assistiu-se a um combate bastante equilibrado, que terminou sem pontos no tempo regular. Foi necessário recorrer a mais 4 minutos de ‘golden score’ para desfazer o empate, com a atleta asiática a obrigar a portuguesa a desistir após técnica de estrangulamento (‘shime-waza’). Com este resultado, Telma Monteiro alcança um honroso 5º lugar.

Joana Diogo (-52 kg, contra a nº9 Mascha Ballhaus, da Alemanha), Maria Siderot (-52 kg, perante a nº5 Reka Pupp, da Hungria), Rodrigo Lopes (-60 kg, contra o nº32 Ramazan Abdulaev) e Francisco Mendes (-60 kg, perante o nº42 Joshua Katz, da Austrália) não conseguiram superar os seus primeiros adversários.

As eliminatórias recomeçam este sábado, em dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. Joana Crisóstomo, João Fernando e Anri Egutidze são os representantes lusos em ação. Os combates têm início às 11h00 locais (04h00 em Portugal Continental).

Judo-EuropeuCadetes-23-06-2023 Maria Silveira sagrou-se Campeã da Europa e Rodrigo Janeiro vice-campeão na competição que decorre em Odivelas

Maria Silveira sagrou-se campeã europeia de Cadetes e Rodrigo Janeiro conquistou a medalha de prata no segundo dia do Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023, que se cumpriu esta sexta-feira, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Os Melhores Jovens Judocas Europeus encontram-se até este domingo, em Portugal para discutir os títulos continentais do escalão. No total, estão presentes 404 Atletas (189 Femininos e 215 Masculinos) de 40 Países.

Maria Silveira (-57 kg, 3ª do ranking mundial de cadetes) estreou-se na segunda ronda, onde derrotou a neerlandesa Fleur Sinnema, pontuando dois ‘wazaris’. Nos quartos-de-final, enfrentou a eslovena Jevgenija Gajic (21ª), voltando a dominar o combate e a pontuar dois ‘wazaris’. Garantiu a presença na final ao ultrapassar a polaca Emilia Bielawska (10ª), por ‘ippon’, na semifinal. Disputou o título continental com a nº6 do ranking, Odalis Santiago-Santana, da Alemanha.

A jovem lusa adiantou-se no marcador ao pontuar ‘wazari’ e conseguiu gerir a vantagem até ao fim do tempo regular.

Na categoria -66 kg, Rodrigo Janeiro (7º do ranking mundial de cadetes) começou a sua prestação com um triunfo sobre o espanhol Hugo Quereda Yurice, pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final do tempo regular.

Somou a segunda vitória na ronda seguinte, contra o búlgaro Kristian Genov (8º), pontuando dois ‘wazaris’. Encontrou o alemão Ramzan Baliev nos quartos-de-final e superou o germânico por ‘ippon’. Na semifinal, teve a oposição do georgiano Giorgi Dularidze (10º), mas o jovem luso voltou a superiorizar-se e a pontuar ‘ippon’.

Na luta pelo ouro, teve pela frente o nº1 do ranking, Abil Yusubov. O confronto revelou-se equilibrado, mas o azeri pontuou ‘wazari’ e aguentou a vantagem até ao final. Com este resultado, Rodrigo Janeiro conquistou a medalha de prata.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.