Quarta-feira 27 de Novembro de 2024

Portugal faz o pleno de vitórias na Ronda Preliminar do Mundial Sub21 de Andebol

Andebol-MundialSub21-23-06-2023

FAndebolPortugal/© Anze Malovrh / kolektiff

O triunfo diante do Brasil no encerramento do Grupo C garante dois pontos importantes à Seleção Nacional sub-21, que irão transitar para o Main Round do Mundial da categoria, seguindo-se um duelo ibérico, este domingo (14h45), em direto no Canal 11.

Dificilmente se podia pedir um melhor arranque no 2023 IHF Men’s Junior U21 World Championship para a Seleção Nacional sub-21, que concretizou o pleno de vitórias no Grupo C, esta sexta-feira, após bater o Brasil, por 27-19.

A terceira vitória dos comandados de Carlos Martingo teve altos e baixos mas começou da melhor forma para Portugal, com um parcial de 5-1, em sete minutos, em que os golos portugueses foram apontados por cinco jogadores diferentes. O único golo brasileiro teve assinatura de Bryan Monte da Silva, a principal figura contrária, que recentemente foi apresentado pelos franceses do Montpellier HB, mas que haveria de ser anulado pela defensiva de Portugal neste encontro.

Nessa altura, houve um primeiro pedido de time-out para o Brasil e, após a paragem, brilharam os dois guarda-redes, William Santos e Diogo Rêma Marques, e a Seleção Nacional apareceu menos eficaz, o que permitiu que os brasileiros atingissem a diferença mínima (7-6), aos 18 minutos. Aos 20′ e com o marcador em 8-7, o guardião português negou a primeira oportunidade que o Brasil dispôs de voltar a empatar o jogo, na sequência de um período que Portugal cumpria com mestria as jardas no ataque, mas pecava sistematicamente na eficácia aos 6 metros. Carlos Martingo foi ajustando as peças no xadrez de Portugal, mas até ao intervalo o equilíbrio manteve-se, terminando com 13-11.

Na segunda parte e até aos 40 minutos o cenário manteve-se: Portugal a ter sucesso nas combinações ofensivas, com ataques fluídos e bem trabalhados, mas com uma percentagem de finalização abaixo do esperado, enquanto que o Brasil ia tendo sucesso, apesar do ritmo lento com que organizava os seus ataques – nesta altura, o guardião William Santos contabilizava 10 defesas, contra seis de Diogo Rêma Marques. A partir daqui tudo mudou.

A Seleção Nacional transcendeu-se e aproximou-se do nível de excelência que a caracteriza, a manter-se fiel a uma coesão defensiva assinalável e a ter sucesso nos remates. Em 17 minutos, o Brasil marcou apenas um golo e foi perdendo forças – físicas e mentais – para continuar na luta por um resultado positivo.

Em sentido contrário, era Portugal a continuar a acelerar para uma vitória contundente, que à entrada para os últimos dois minutos até esteve em 10 golos de diferença (26-16), terminando com um 27-19 justificado.

MVP & Top Scorer: André Sousa – 9 golos (100% de eficácia) e 2 assistências

Segue-se uma reedição da Final do M20 EHF Euro 2022, entre Portugal e Espanha, no primeiro jogo do Main Round, este domingo, às 14h45 – transmissão em direto no Canal 11.

O líder da Seleção Nacional sub-21, em relação ao próximo duelo ibérico, opinou que “vai ser mais um jogo de cartaz alto entre duas excelentes equipas, que se respeitam muitíssimo e esperemos que, desta vez, o desfecho do jogo seja feliz e que os dois pontos venham para nós, porque, caso assim aconteça, garantimos a passagem aos Quartos de Final, que neste momento passa a ser o nosso próximo objetivo, depois de termos cumprido os dois primeiros.”

O 24.º IHF Men’s Junior U21 World Championship decorre entre 20 de junho e 2 de julho, numa organização conjunta de Alemanha e Grécia.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.