Cláudia Pereira conquistou esta segunda-feira a última medalha para Portugal, no Atletismo nos Jogos da Lusofonia, impondo-se com algum à vontade às restantes participantes.
A atleta lusa venceu com o tempo de 34.39,24, à frente da angolana Ernestina Maria Paulino (35.16,88) e da indiana Swati Haridas Gadhave (35.35,40), distância corrida em estrada.
Na sua página no Facebook, a atleta não escondeu a sua felicidade ao escrever que “hoje foi um dia super especial para mim, onde venci os 10km dos Jogos da Lusofonia. Vencer, subir ao mais alto lugar do pódio, ouvir o Hino, são sensações que jamais esquecerei”.
Na prova masculina, Bruno Albuquerque ficou em quarto (30.44,38), corrida ganha pelo angolano Alexandre João (30.20,20), seguido do compatriota Francisco Wehunga Caluvi, e do cabo-verdiano Euclides de Oliveira.
Com este triunfo, o Atletismo fechou a sua participação com um total de seis medalhas, três de ouro e três de bronze.
Na modalidade de Wushu, Portugal entrou a conquistar quatro medalhas (uma de prata e três de bronze), tendo a mais saliente sido conquistada por Jorge Rodrigues na prova de “rotinas com as mãos”, estilo onde Ana Ramos alcançou o bronze.
Nas “rotinas com sabre”, Jorge Rodrigues conquistou a medalha de bronze (a segunda para o atleta) português, enquanto no “sanda” Vítor Sousa conquistou o bronze ao ter perdido na meia-final.
Enquanto isso, Gonçalo Pinto apurou-se para a final e garantirá mais uma medalha para Portugal, que soma agora 40 medalhas, sendo 18 de ouro, 12 de prata e 10 de bronze, bem longe da Índia, com 79 medalhas (29-24-26), com Macau (10-5-14) a fechar o pódio.
Nos lugares seguintes estão: Sri Lanka, com 27 (5-10-12); Angola, também com 27 (5-8-14); Moçambique, com 12 (4-3-5); Guiné-Bissau, com 3 (2-1-0); Cabo Verde, com 12 (1-6-5); Brasil, que só esta segunda-feira conseguiu alcançar as primeiras medalhas (uma de prata e duas de bronze); São Tomé e Príncipe, com uma medalha de prata e Timor-Leste, com uma de bronze.
Na terça e quarta-feira, os portugueses participarão apenas na modalidade de Wushu, encerrando-se esta terceira edição no dia 29, à noite.
Artur Madeira