O Estádio Silésia, em Chorzow (Polónia), é o palco da 10ª edição do Campeonato da Europa de Seleções, que se efetua entre esta sexta-feira e domingo, com as equipas nacionais (que treinam na referida pista) a somar 43 atletas.
A comitiva é composta por 64 elementos, com destaque para o facto de esta ser uma equipa jovem, com mais de metade dos 43 atletas convocados abaixo dos 25 anos e apenas 8 acima dos trinta anos.
O programa competitivo inicia-se esta sexta-feira (16h15), com a prova masculina de lançamento do peso.
Esta competição veio substituir a então denominada Taça da Europa, existente desde 1965. Para Portugal está em jogo a permanência na I Divisão, posição conquistada em 2019, em Sandnes (Noruega), quando venceu a I Liga, e mantida pela passagem de 8 a 16 equipas para a I Divisão, na sequência da integração dos europeus nos Jogos Europeus.
Para permanecer na elite europeia, Portugal tem de garantir um lugar no top 13 (os três últimos da I Divisão descem à II Divisão).
Recorde-se que os países que integram a I Divisão da Europa (a principal) são: Polónia, Itália, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha, França, Portugal, República Checa, Holanda, Suíça, Turquia, Finlândia, Suécia, Grécia, Bélgica, Noruega
Torneio internacional de lançamentos em Vagos
Portugal vai receber o Encontro Nacional de Lançamentos para atletas dos escalões sub-20 e sub-23 no Estádio de Vagos, neste sábado, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação de Atletismo de Aveiro e do Município de Vagos.
Para representar Portugal, a Federação Portuguesa de Atletismo convocou os seguintes atletas:
Masculinos
André Jidkov (sub23) para o dardo, Diogo Gomes (sub20) no martelo, Rúben Ricardo Santos (sub20) no dardo, Eduardo Neves (sub20) no peso e disco, Francisco Pereira (sub23) no martelo, Miguel Costa (sub20) no dardo e Tomás Rodrigues (sub23) no peso.
Femininos
Aleida Mendes (sub23) no dardo, Catarina Flor (sub20) no martelo, Inês Custódio (sub20) no dardo, Letícia Lopes (sub20) no peso e disco, Mariana Câmara (sub20) no peso, Mariana Gonçalves (sub20) no martelo e Raquel Gomes (sub23) no disco.