O segundo dia da Equipa nos Jogos Europeus Cracóvia-Malopolska 2023 ficou marcado pelo apuramento direto de João Ribeiro e Messias Baptista para a final de K2 500m, com a vitória na sua série eliminatória e pela qualificação de Maria Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira para a final de dueto livre da Natação Artística.
Mas também houve a qualificação da seleção masculina de Andebol de praia para as meias-finais e ainda a primeira vitória do Padel assegurada pelos irmãos Nuno e Miguel Deus, que assim avançaram para a ronda de 16.
No Andebol de Praia, está apurada para as meias-finais a seleção masculina, depois de uma vitória empolgante frente à Noruega, nos quartos-de-final, por 2-1. A decisão de passagem à final vai ser com a Hungria, a atual campeã da Europa, esta quinta-feira. Este resultado permite lutar por um lugar no pódio.
A Equipa Portugal cedeu no primeiro “set”, por 22-20, mas respondeu no “set” seguinte, triunfando por 20-17. A decisão foi então para “shoot out” e aí os jogadores portugueses foram mais eficazes, tanto o guarda-redes Ricardo Castro, a defender, como os rematadores a finalizar, tendo o resultado final sido estabelecido em 8-4. Esta foi a primeira vitória nacional na competição.
Na fase de grupos, a 4ª posição, só com derrotas, foi a classificação da Equipa Portugal, tanto na vertente masculina, como na feminina. Esta quarta-feira, frente à Grécia, a equipa feminina perdeu 2-1 o jogo da 3.ª jornada (12-23, 15-9, 8-9); já a equipa masculina foi derrotada também por 2-1 (24-31, 18, 12, 8-10), pela Alemanha.
Nos quartos-de-final, a equipa feminina perdeu com a Dinamarca (0-2) e na quinta-feira discutirá uma classificação entre o 5.º e o 8.º lugar. Começa por jogar com a Polónia – se vencer enfrentará a seguir pelo 5.º lugar as vencedoras dos Países Baixos-Grécia; se perder discutirá o 7.º lugar com as derrotadas.
Na canoagem, João Ribeiro e Messias Baptista garantiram a presença na final de K2 500 metros, tendo ganho a eliminatória à dupla alemã Felix Frank e Martin Hiller após consulta do ‘photo finish’. Confirmado o nível elevado da competição a dupla nacional quer agora aproveitar para descansar e preparar a final. “
O K4 e o C2 femininos superaram as meias-finais e garantiram um lugar nas respetivas finais dos 500 metros. Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei venceram a primeira série das meias-finais, com o tempo de 1.34,889 e estarão na final.
Igual percurso fará o C2 feminino, com Inês Penetra e Beatriz Fernandes a concluírem os 500 metros em 2.05,618, o que lhes valeu o 2º lugar na sua meia-final. A final será também na tarde de amanhã e as duas estão satisfeitas com a presença neste momento. “Somos uma embarcação recente e foi muito bom conseguir a final”, diz Beatriz Fernandes, que fará a sua primeira final enquanto sénior nesta competição que conta também como Campeonato da Europa.
Nas eliminatórias, em K4, Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei terminaram a eliminatória matinal no 5º lugar com o tempo de 1.36.364. Também na distância de 500 metros, Fernando Pimenta, Emanuel Silva, David Varela e Kevin Santos foram 7ºs, com 1.23,505. Inês Penetra e Beatriz Fernandes foram 4ªs nas eliminatórias de C2 500 metros com o tempo de 2.04,183.
Fora das finais ficou o K4 500 metros masculino composto por Fernando Pimenta, Emanuel Silva, David Varela e Kevin Santos, depois do 7º lugar na meia-final, com 1.24,045.
Também terminou a competição o C2 500 metros masculino de Bruno Afonso e Marco Apura, que foram 6ºs classificados na meia-final (1.47,100), depois de também terem sido 6ºs na eliminatória (1.46,504).
Nesta quinta-feira, para além das finais de K2 500 metros masculino, K4 500 metros feminino e C2 500 metros feminino, a Equipa Portugal conta com a estreia de Hélder Silva em C1 200 metros e Beatriz Fernandes na mesma distância. Messias Baptista compete nas eliminatórias de K1 200 metros, tal como Francisca Laia. Inês Penetra e Hélder Silva fazem dupla em C2 200 metros misto e Teresa Portela e Kevin Santos em K2 200 metros misto.
Na Natação Artística, Maria Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira apuraram-se para final da prova de dueto livre, depois de se classificar na 8ª posição, com um total de 183,3063, sendo um dos doze apurados entre os 18 participantes na fase preliminar. O dueto mais pontuado foi o austríaco, Alexandri-Alexandri, com 265,1459 pontos.
O exercício apresentado por Maria Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira teve um grau de dificuldade de 26,15, sendo os elementos avaliados com 99,4063 e a impressão artística recebeu 83,9. A final terá lugar no próximo sábado, às 15 horas, mas as nadadoras da Equipa Portugal voltam amanhã à piscina para a final direta de dueto técnico.
No Padel, os irmãos Nuno e Miguel Deus entraram com o pé direito, ao vencer o jogo da ronda de 32 de pares masculinos. O par da Equipa Portugal venceu os austríacos Rainhard Boisits e David Pilser em dois ‘sets’ – 6-2 e 6-1 – num jogo que não chegou à hora de duração. Na próxima ronda (oitavos-de-final), os portugueses ainda não conhecem o adversário, que sairá da partida entre dinamarqueses e suíços.
Catarina Vilela e Katia Rodrigues terminaram a participação na ronda de 32, depois de três ‘sets’. No primeiro a vantagem foi portuguesa por 7-5, mas depois a dupla dinamarquesa Maria Rasmussen e Gitte Haxen venceu os dois ‘sets’ seguintes por 7-6 e 6-3.
Catarina Santos e Margarida Fernandes perderam o jogo inaugural da ronda de 32 já na discussão do terceiro ‘set’. A primeira partida foi favorável às francesas Jessica Barbier e Lucile Pothier (7-5), enquanto a segunda foi ganha pelas portuguesas por 6-4. No terceiro e decisivo ‘set’, Barbier e Pothier voltaram a levar a melhor, desta vez por 6-2.
Nesta quinta-feira tem início a competição de pares mistos com Miguel Deus a fazer par com Catarina Vilela e Nuno Deus com Kátia Rodrigues. Em pares masculinos Miguel Oliveira e Afonso Fazendeiro fazem a sua estreia na ronda inicial.