O Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023 foi apresentado esta terça-feira, competição que decorrerá entre os dias 22 a 25 deste mês no Multiusos de Odivelas, reunindo os melhores jovens judocas europeus.
A cerimónia do evento contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Odivelas – Francisco Baptista, da Diretora Desportiva da European Judo Union – Urska Zolnir Jugovar, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Sérgio Pina, dos Treinadores Nacionais de Cadetes – António Saraiva e Joana Ramos e dos Judocas presentes na competição – Rosa Mané, Tiago Coutinho, Rodrigo Janeiro e Maria Silveira.
O campeonato marca o regresso das provas internacionais de Judo a Odivelas. Entre 22 e 25 de junho, mais de 400 judocas, de 39 Países, vão combater entre si em busca do título europeu do escalão. Portugal conta com de 20 Atletas, que vão ser acompanhados pelos Treinadores António Saraiva e Joana Ramos.
Francisco Baptista, representando a Câmara Municipal, salientou que “é sempre um privilégio para o Município de Odivelas receber provas internacionais, especialmente quando estão em causa escalões de formação. O Judo é, uma vez mais, o ponto de encontro entre a visão que adotámos para o concelho e a concretização, em termos práticos, da política desportiva e investimento no desporto dos últimos anos.”
Diretora Desportiva Principal da European Judo Union, Catarina Rodrigues, referiu que “a primeira palavra que me surge é finalmente estamos de volta a Odivelas. Esta é uma das grandes casas do judo e o último grande evento que decorreu aqui foi em dezembro de 2019, a Champions League, com boa memória para Portugal, com o Sporting CP a sagrar-se Campeão Europeu de clubes e espero que isso seja um bom prenuncio para os atletas que vão combater aqui entre quinta-feira e domingo.”
Sérgio Pina, o novo presidente da Federação de Judo, declarou que “voltamos a Odivelas, onde estamos sediados, com mais uma prova de altíssima qualidade, do ponto de vista desportivo e organizativo. Desejo a todos os atletas o maior sucesso desportivo, com a certeza de que tudo vai correr com normalidade”.
O Treinador Nacional de Cadetes, António Saraiva, referiu que “a Federação Portuguesa de Judo fez um esforço para que estes atletas participassem em estágios e provas internacionais, sem as quais é mais difícil evoluir. Os resultados vão depender de vários fatores, mas estamos a jogar em casa e tudo pode acontecer.”
Por seu lado, Joana Ramos, Treinadora Nacional de Cadetes, salientou que “a nossa equipa foi muito pensada e preparada para esta competição, apesar de não ser o fim da época. Desde o campeonato nacional de apuramento para a seleção de cadetes que temos feito uma preparação muito especifica e intensa. Fizemos 5 Estágios Internacionais mais 1 de preparação. Estes Atletas fizeram 5 Taças da Europa este ano. Esta é a Seleção mais bem preparada que temos.”