De acordo com a informação veiculada pela Federação Portuguesa de Futebol, a seleção nacional Sub-21 fechou a lista de convocados para o Campeonato da Europa 2023, que decorrerá entre 21 de junho e 8 de julho na Geórgia e na Roménia.
Da inicial lista de 25 eleitos, saíram da convocatória David Costa – que nem chegou a integrar a primeira parte do estágio, devido a problemas físicos – e Bernardo Vital.
A Equipa das Quinas regressou aos trabalhos esta quarta-feira, depois de um dia de folga.
Portugal, recorde-se, integra o grupo A deste Europeu e vai jogar as três partidas em Tbilisi (Geórgia), sendo que a estreia acontecerá a 21 de junho, diante da congénere local.
O segundo encontro, frente aos Países Baixos, vai decorrer a 24 de junho, enquanto o terceiro e derradeiro desafio desta fase de grupos será diante da Bélgica, a 27 de junho. Todos os encontros serão disputados às 17h00 de Portugal Continental, mais três horas na Geórgia.
A lista final de convocados comporta os seguintes jogadres:
Guarda-redes: Celton Biai (Vitória Guimarães), Francisco Meixedo (FC Porto) e Samuel Soares (Benfica);
Defesas: Alexandre Penetra (Famalicão), André Amaro (Vitória Guimarães), Leonardo Lelo (Casa Pia), Nuno Tavares (Olympique de Marseille), Tomás Tavares (Spartak Moscow), Tomás Araújo (Gil Vicente);
Médios: Afonso Sousa (Lech Poznan), André Almeida (Valencia), Fábio Vieira (Arsenal), João Neves (Benfica), José Carlos (Vitória Guimarães), Paulo Bernardo (Paços de Ferreira), Samuel Costa (Almería), Tiago Dantas (PAOK FC) e Vasco Sousa (FC Porto);
Avançados: Fábio Silva (PSV Eindhoven), Francisco Conceição (AFC Ajax), Henrique Araújo (Watford FC), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers) e Vitinha (Olympique de Marseille);
Antes da sessão de treinos, Afonso Sousa falou aos jornalistas e mostrou vontade em que a competição comece rapidamente, tendo salientado que “queremos que o primeiro jogo chegue o mais depressa possível. Estamos preparados para defrontar a Geórgia. Portugal é sempre candidato em todas as competições em que entra. Isso não nos traz pressão. Vamos para lá e sabemos que podemos ser candidatos ao título. Acaba por ser uma pressão boa. Portugal vai para uma competição e quer sempre o título. Não é segredo nenhum. Não fugimos a essa regra. Agora o nosso foco é o jogo com a Geórgia. Depois, passo a passo, pensaremos nos outros jogos”.
Questionado sobre o número de defesas convocados, o centrocampista não vê problemas nesse aspeto e relembra que Portugal é uma equipa que procura jogar ofensivamente, referindo que “Portugal gosta sempre de jogar ao ataque. Não temos problemas em levar apenas seis defesas. São opções. Começámos o estágio com 25 jogadores e era injusto qualquer um sair, mas são escolhas e opções, temos de respeitar sempre. Somos uma equipa de ataque, que gosta de ter a bola, e vamos tentar mostrar isso já no próximo jogo”.
Afonso abordou ainda a questão de alguns jogadores selecionáveis para o Europeu, não poderem ter integrado a convocatória por estarem convocados para a Seleção A. “Vejo como uma oportunidade para muitos jogadores estarem aqui, claro que poderiam acrescentar ainda mais ao grupo. No entanto, não é uma decisão nossa, temos de estar orgulhosos disso. Todos sabemos que Portugal tem muita qualidade em todos os aspetos. Estamos muito felizes com os que temos aqui e vamos toda a força”, assegurou.
Após o treino da Seleção A, Roberto Martínez foi assistir ao treino da Seleção Nacional Sub-21, assim como Bruno Fernandes e João Cancelo.
Portugal integra o grupo A deste Europeu e vai jogar as três partidas em Tbilisi, na Geórgia, sendo que a estreia acontecerá a 21 de junho, diante da congénere local. O segundo encontro, frente aos Países Baixos, vai decorrer a 24 de junho. Por sua vez, o terceiro e derradeiro desafio desta fase de grupos será diante da Bélgica, no dia 27 de junho. Todos os encontros serão disputados às 17h00 de Portugal Continental, mais três horas na Geórgia. Nesta quinta-feira, depois do treino matinal, verificar-se-á (14h15) a partida para a Geórgia, onde a comitiva chegará perto das 23 horas locais.