JOGOS DA LUSOFONIA
Sete foram as medalhas que Portugal conquistou na modalidade de ténis de mesa, depois de contabilizadas as quatro alcançadas esta quinta-feira, nos Jogos que estão a decorrer em Goa (Índia).
Duas medalhas de prata e outras tantas de bronze duas de bronze foram o pecúlio conseguido pelas duplas constituídas por Marta Santos e Joana Mota (pares) Diogo Silva e Joana Mota (pares mistos), Raquel Andrade e Patrícia Maciel (pares) e André Silva (singulares), pela ordem indicada em relação ao metal mais valioso para o menos valioso.
Ainda em pares, Marta Santos e Joana Mota perderam frente às indianas Shamini Shamini Kumaresan e Madhurika Patkar, por 3-0 (11-5, 11-6 e 11-6), enquanto Raquel Andrade e Patrícia Maciel subiram ao pódio na competição, ao depois de baterem o par formado por Ishara Madurangi e Nuwani G. Vithanage (Sri Lanka), por 3-2 (11-4, 9-11, 11-6, 8-11 e 11-6).
Nos mistos, Joana Mota voltou a conquistar uma medalha de prata, juntamente com Diogo Silva, após perderem por 3-0 (8-11, 6-11 e 9-11) frente aos indianos Soumyajit Ghosh e Ankita Das na final. O terceiro lugar foi ocupado por Harmeet Desai e Shamini Kumaresan, que bateram os lusos André Silva e Patrícia Maciel, por 3-0 (11-6, 11-6 e 10-12).
Em singulares André Silva e Diogo Silva disputaram a medalha de bronze, depois de ambos terem perdido diante de atletas indianos nas meias-finais, com o primeiro – vencedor da categoria nos segundos Jogos da Lusofonia em Lisboa – a levar a melhor na disputa pelo terceiro lugar, ao ganhar também por 4-0 (11-7, 11-6, 11-7 e 12-10).
Após o fecho da competição de ténis de mesa, a Índia aumentou significativamente o número de medalhas conquistadas, chegando às 24 (13 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze), com Portugal a manter-se na segunda posição mas agora com sete (1-4-2), estando Moçambique no terceiro lugar, com 3 (1-1-1). A seguir estão Angola (1-1-1), Sri Lanka (0-3-2), Macau (0-1-2), Cabo Verde (0-1-1) e Timor Leste (0-0-1).
Entretanto, no Voleibol de Praia – no que se refere ao segundo dia de competições (esta quinta-feira) – as quatro duplas asseguraram a passagem à fase seguinte da prova. Apenas falta jogar um jogo da primeira fase, que oporá Juliana Antunes e Ana Freches à formação do Sri Lanka que compõem o grupo A. Como só há duas equipas nesse grupo, estão automaticamente apuradas para a fase seguinte. No primeiro jogo a dupla nacional levou a melhor (2-0), estando o tira-teimas com Portugal para esta sexta-feira.
Raquel Lacerda e Joana Vasconcelos, que tinham perdido frente a Angola, venceu esta quinta-feira (2-0) a formação de Cabo Verde e assegurou o segundo lugar do grupo B, tendo que defrontar a outra dupla nacional, caso confirme amanhã de manhã o 1º lugar no grupo A.
Na parte masculina, José Pedrosa e Pedro Rosas garantiram o primeiro lugar do grupo B, conquistando o apuramento para os quartos-de-final, após vitória (2-0) sobre Timor-Leste. Com este triunfo, a dupla nacional irá defrontar, no domingo, a de São Tomé e Príncipe.
Joaquim Carvalho e Luís Freitas estrearam-se hoje na competição, no Grupo D, somando uma vitória e uma derrota, que lhes valeu o 2º lugar do grupo com passagem aos quartos-de-final.
Esta sexta-feira, para além do jogo dos quartos-de-final entre duplas portuguesas femininas nesta modalidade, iniciam-se as competições de atletismo, com Sílvia Cruz no Peso; Evelise Veiga no comprimento e Bruno Albuquerque nos 5.000m, em finais directas.
Lugar também às do judo, ao longo de todo o dia, com a presença dos portugueses Ana Jorge (-57kg), Ana Sena (-70kg), Carina Gouveia (-63kg), Filipa Almeida (-57kg), Inês Ribeiro (-52kg), Joana Diogo (-48kg), Yahima Ramirez (-78kg), Diogo Lima (-81kg), Duarte Branco (-60kg), Nuno Saraiva (-73kg), Pedro Jacinto (-66kg), Tiago Rodrigues (-90kg), Pedro Cruz (-100kg) e Hugo Ângelo (+100kg).