Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Ténis de mesa português com sete medalhas

Prata MartaSantos JoanaMatos JOGOS DA LUSOFONIA

Sete foram as medalhas que Portugal conquistou na modalidade de ténis de mesa, depois de contabilizadas as quatro alcançadas esta quinta-feira, nos Jogos que estão a decorrer em Goa (Índia).

Duas medalhas de prata e outras tantas de bronze duas de bronze foram o pecúlio conseguido pelas duplas constituídas por Marta Santos e Joana Mota (pares) Diogo Silva e Joana Mota (pares mistos), Raquel Andrade e Patrícia Maciel (pares) e André Silva (singulares), pela ordem indicada em relação ao metal mais valioso para o menos valioso.
Ainda em pares, Marta Santos e Joana Mota perderam frente às indianas Shamini Shamini Kumaresan e Madhurika Patkar, por 3-0 (11-5, 11-6 e 11-6), enquanto Raquel Andrade e Patrícia Maciel subiram ao pódio na competição, ao depois de baterem o par formado por Ishara Madurangi e Nuwani G. Vithanage (Sri Lanka), por 3-2 (11-4, 9-11, 11-6, 8-11 e 11-6).
Nos mistos, Joana Mota voltou a conquistar uma medalha de prata, juntamente com Diogo Silva, após perderem por 3-0 (8-11, 6-11 e 9-11) frente aos indianos Soumyajit Ghosh e Ankita Das na final. O terceiro lugar foi ocupado por Harmeet Desai e Shamini Kumaresan, que bateram os lusos André Silva e Patrícia Maciel, por 3-0 (11-6, 11-6 e 10-12).
Em singulares André Silva e Diogo Silva disputaram a medalha de bronze, depois de ambos terem perdido diante de atletas indianos nas meias-finais, com o primeiro – vencedor da categoria nos segundos Jogos da Lusofonia em Lisboa – a levar a melhor na disputa pelo terceiro lugar, ao ganhar também por 4-0 (11-7, 11-6, 11-7 e 12-10).
Após o fecho da competição de ténis de mesa, a Índia aumentou significativamente o número de medalhas conquistadas, chegando às 24 (13 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze), com Portugal a manter-se na segunda posição mas agora com sete (1-4-2), estando Moçambique no terceiro lugar, com 3 (1-1-1). A seguir estão Angola (1-1-1), Sri Lanka (0-3-2), Macau (0-1-2), Cabo Verde (0-1-1) e Timor Leste (0-0-1).
Entretanto, no Voleibol de Praia – no que se refere ao segundo dia de competições (esta quinta-feira) – as quatro duplas asseguraram a passagem à fase seguinte da prova. Apenas falta jogar um jogo da primeira fase, que oporá Juliana Antunes e Ana Freches à formação do Sri Lanka que compõem o grupo A. Como só há duas equipas nesse grupo, estão automaticamente apuradas para a fase seguinte. No primeiro jogo a dupla nacional levou a melhor (2-0), estando o tira-teimas com Portugal para esta sexta-feira.
Raquel Lacerda e Joana Vasconcelos, que tinham perdido frente a Angola, venceu esta quinta-feira (2-0) a formação de Cabo Verde e assegurou o segundo lugar do grupo B, tendo que defrontar a outra dupla nacional, caso confirme amanhã de manhã o 1º lugar no grupo A.
Na parte masculina, José Pedrosa e Pedro Rosas garantiram o primeiro lugar do grupo B, conquistando o apuramento para os quartos-de-final, após vitória (2-0) sobre Timor-Leste. Com este triunfo, a dupla nacional irá defrontar, no domingo, a de São Tomé e Príncipe.
Joaquim Carvalho e Luís Freitas estrearam-se hoje na competição, no Grupo D, somando uma vitória e uma derrota, que lhes valeu o 2º lugar do grupo com passagem aos quartos-de-final.
Esta sexta-feira, para além do jogo dos quartos-de-final entre duplas portuguesas femininas nesta modalidade, iniciam-se as competições de atletismo, com Sílvia Cruz no Peso; Evelise Veiga no comprimento e Bruno Albuquerque nos 5.000m, em finais directas.
Lugar também às do judo, ao longo de todo o dia, com a presença dos portugueses Ana Jorge (-57kg), Ana Sena (-70kg), Carina Gouveia (-63kg), Filipa Almeida (-57kg), Inês Ribeiro (-52kg), Joana Diogo (-48kg), Yahima Ramirez (-78kg), Diogo Lima (-81kg), Duarte Branco (-60kg), Nuno Saraiva (-73kg), Pedro Jacinto (-66kg), Tiago Rodrigues (-90kg), Pedro Cruz (-100kg) e Hugo Ângelo (+100kg).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.