Depois de uma noite de festa na Avenida da Liberdade, com o desfile das Marchas de Lisboa na homenagem/recordação da Câmara Municipal ao Santo Padroeiro da cidade, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa terminou esta quadra jantando com a Equipa das Quinas.
O jantou decorreu esta terça-feira, na Cidade do Futebol, onde de encontra a estagiar a selecção principal do futebol português, preparando a jornada dupla da fase de qualificação do Euro’2024.
Marcelo Rebelo de Sousa conviveu com os jogadores e ficou a conhecer melhor o selecionador Roberto Martínez e a sua Equipa Técnica.
Portugal joga com a Bósnia e Herzegovina, no sábado (Estádio da Luz) e desloca-se depois a Reiquejavique para defrontar a Islândia no dia 20.
Na sessão realizada esta tarde no quartel-general da FPF, Roberto Martinez, Seecionador Nacional, contou com os 26 convocados.
Portugal, recorde-se, enfrenta, no terceiro jogo do Grupo J para o Euro 2024, a Bósnia e Herzegovina, dia 17 de junho, às 19h45 e a Islândia, dia 20 de junho, no Estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique, às 19h45 (hora portuguesa).
O Grupo J conta ainda com a presença das seleções da Eslováquia, Luxemburgo e Liechtenstein.
Recordam-se os convocados pelo seleccionador nacional:
Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers) e Rui Patrício (Roma);
Defesas - Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Wolverhampton Wonderers), João Cancelo (Bayern Munich), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund), Danilo Pereira (PSG), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Toti Gomes (Wolverhampton Wanderers).
Médios - João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio Monteiro (FC Porto), Renato Sanches e Vitinha (PSG);
Avançados - Ricardo Horta (Sporting Braga), Bernardo Silva (Manchester City), Rafael Leão (AC Milan), João Félix (Chelsea), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (Benfica) e Diogo Jota (Liverpool FC).
Antes do início do treino, Rafael Leão fez a antevisão da partida com a Bósnia-Herzegovina, tendo referido que “foi uma época muito cansativa, com muitos jogos, mas quando se chega a este momento o cansaço vai embora e queremos é representar o nosso País à frente do nosso público. O cansaço vai embora, queremos o apuramento para o Europeu”.
Acrescentou que “quando venho para a Seleção Nacional não penso se sou titular ou não, só penso em dar o meu máximo. Se lá chegar será com o processo e tento aproveitar ao máximo e em melhorar. Se esse estatuto chegar ficarei contente mas o mais importante é representar a Seleção Nacional.”
Adiantou também que “Quando o Míster chegou à Seleção Nacional esteve comigo pessoalmente e desde o primeiro contacto confortou-me muito, tenho plena confiança nele e ele em mim. Após os exercícios no treino, o mister tenta ajudar-me e temos uma relação muito boa. Quando se tem uma relação assim com o treinador é mais fácil em campo. Tenho a consciência tranquila porque sei que o mister tem confiança em mim.”
Quanto à equipa da Bósnia, referiu que “Dzeko é um jogador completo e ainda faz a diferença apesar da idade. É um jogador ao qual temos de ter atenção. Mas na posição de centrais temos jogadores com qualidade que podem dar conta do recado. Ele não precisa de muitas ocasiões para fazer a diferença. A Bósnia vai entrar como se fosse uma final e temos de preparar o jogo da melhor forma”.