Nélson Santos foi o melhor português nos 85 km com 6.400 metros de desnível positivo acumulado, chegando à meta em 16º lugar, com o tempo de 10h54m31s, concluindo a participação nacional no Mundial de Trail e Montanha, que decorreu em Innsbruck (Áustria).
O atleta da equipa das quinas foi ganhando posições até meio da prova, altura em que chegou ao top 20 e aí se manter até final.
Nélson Santos ainda chegou a estar na 13ª posição da geral, mas na última parte do percurso acabou por ceder e terminou em 16º, com uma diferença de 41m52s para o vencedor, o francês Benjamim Roubiol. Este fez grande parte do percurso na segunda posição atrás do italiano Andreas Reiterer, que alcançou já depois dos 75 km e nunca mais se deixou apanhar, numa segunda parte bastante rápida para a dureza do percurso. Roubiol foi o único atleta a cortar a meta abaixo das 10h00, com o tempo de 9h52m59.
Com a chegada de Bruno Sousa (46º) e de Pedro Barros (86º) a equipa masculina assegurou a 11ª posição coletiva.
Na competição feminina, Marisa Vieira foi a primeira mulher portuguesa a passar a meta, na 32ª posição, concluindo o percurso em 13h05m40s, numa prova ganha pela francesa Marion Delespierre, que no ano passado tinha sido terceira classificada, na Tailândia, este ano a cumprir o percurso em 11h22m31s.
Delespierre assumiu a dianteira da prova aos 65,8 km, impondo-se à alemã Katharina Hartmuth, para se sagrar campeã do mundo com um tempo que a coloca em 42.º lugar da geral.
Vera Bernardo concluiu a prova na 42ª posição, em 13h41m26s e Paula Barbosa classificou-se na 49ª posição, em 13h46m44s, fechando a equipa nacional, que se classificou na 7ª posição, a mesma obtida no ano passado. Nádia Casteleiro concluiu o percurso em 14h26m50s, na 59ª posição.
Os portugueses André Rodrigues, Carlos Ferreira e Sofia Roquete desistiram aos 65,8 km.
Coletivamente a França venceu em masculinos e femininos. Do lado masculino, Estados Unidos e Itália ocuparam o resto dos lugares do pódio. No feminino, no segundo lugar classificou-se a Alemanha e a Itália subiu ao terceiro lugar.
Este sábado (10h00), é a vez da seleção de montanha competir em Innsbruck, na última prova do programa desportivo, a de Mountain Classic, que conta com os portugueses Carlos Lopes, Paulo Macedo, Eduardo Pestana e Pedro Miguel Rodrigues.