Sábado 02 de Novembro de 3720

Memorial Moniz Pereira neste sábado no Estádio Universitário de Lisboa

Atl-MeetingMonizPereira-09-06-2023No que foi o “centro de competições, em pista de terra/cinza” na primeira parte da era do Prof. Mário Moniz Pereira, a pista (sintética) do Estádio Universitário de Lisboa volta a receber nomes grandes do atletismo português para mais um Tributo ao grande Mestre que revolucionou o atletismo nacional.

Depois de um “plano de alta competição” aprovado no verão de 1975, documento subscrito pelo sempre ilustre Professor – Manuel de Oliveira era a estrela principal do atletismo português por ele treinado e que foi o primeiro finalista português, obtendo um extraordinário 4º lugar na final dos 3.000 metros obstáculos nos Jogos Olímpicos de Tóquio’1964 – a modalidade ganhou outro estatuto, com Carlos Lopes a tornar-se campeão mundial de crosse (1976) e, em 1984, na maior das honras para Portugal, com o rapaz de Vildemoinhos (Viseu) a sagrar-se campeão olímpico em 1984 (Los Angeles).

É este o Tributo que se renova na lembrança na História do Desporto Nacional e de Mário Moniz Pereira, num projecto promovido, todos os anos e no dia 10 de Junho (início pelas 15h30), pela Associação de Atletismo de Lisboa com a parceria e em comunhão com a Câmara Municipal de Lisboa.

A partir das 15h30 começam a desenrolar-se as provas do Meeting de Lisboa – Memorial Moniz Pereira, uma competição integrada no Circuito de Meetings de Portugal.

Será a oportunidade para assistir, numa tarde, a mais de três dezenas de provas com muitos dos melhores atletas portugueses da atualidade e ainda vários atletas estrangeiros, que proporcionarão bons despiques.

Muitas destas provas são importantes para a escolha dos elementos que representarão Portugal no Campeonato da Europa de Seleções – I Divisão, competição integrada nos Jogos Europeus (onde se incluem também as segunda e terceira divisões).

Em Lisboa, as provas de velocidade contarão (entre os inscritos) com Carlos Nascimento, Delvis Santos e Frederico Curvelo, Lorene Bazolo, Arialis Martinez, Rosalina Santos e Íris Silva (quarteto que, recentemente, bateu o recorde de Portugal de 4×100 metros).

Nas provas de meio-fundo curto nota para José Carlos Pinto, Sandy Martins e Miguel Moreira (800 m), Camila Gomes e Rita Figueiredo, Etson Barros (1.500 m); Ruben Amaral, Alexandre Figueiredo e Bernardo Rocha (5.000 m).

Nas barreiras, João Oliveira, Abdel Larrinaga, Sisínio Ambriz, Olímpia Barbosa, Catarina Queirós, Catarina Karas e Melissa Sereno (110 e 100 m barreiras), Mikael Jesus, Vera Barbosa, Juliana Guerreiro e Sofia Lavreshina (400 m barreiras).

Nos saltos, estão entre os inscritos Pedro Buaró, Carlos Pitra, Rodrigo Alcobia, Cátia Pereira e Marta Onofre (vara), Gerson Baldé, Bohdan Zmiivskyi e Anabela Neto (Altura), Ivo Tavares, Tiago Luís Pereira, André Pimenta, Nelson Évora e Evelise Veiga (comprimento).

Nos lançamentos António Vital e Silva (martelo), Tiago Aperta e Ilírio Nazaré (dardo), Francisco Belo, Eliana Bandeira e Francislaine Serra (peso) e Emanuel Sousa e Edujose Lima (disco).

Mais uma tarde em beleza no sempre engalanado Estádio Universitário de Lisboa, uma infraestrutura também história para o atletismo e o desporto nacional.

 

Auriol Dongmo venceu o lançamento do Peso em Paris

 

A recordista portuguesa do lançamento do peso, Auriol Dongmo, venceu a prova esta sexta-feira realizada em Paris, ao enviar o engenho a 19,72, o melhor resultado da presente época, reconfirmando os mínimos para os Mundiais de Budapeste.

Dongmo superiorizou-se às norte-americanas Chase Ealey (campeã mundial) e Meggie Ewan, que não passaram dos 19,43 e 19,26, nos segundo e terceiro lugares.

Outra portuguesa, Liliana Cá, também competiu neste meeting de alto nível (disco), mas sem sucesso, porquanto fez três nulos e não ficou apurada para a fase final, atleta que também tem garantida a presença nos mundiais, de nada em contrário se verificar até lá.

 

© 3721 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.