Os selecionadores nacionais Hélder Antunes e Renato Garrido, divulgaram os nomes representantes nacionais convocados para os Campeonatos da Europa de Hóquei em Patins (Seniores Femininos e Masculinos).
A seleção feminina vai iniciar a preparação a 14 de junho, no Luso, onde está também prevista a participação no Open Internacional GoldenCat, na Catalunha, juntamente com as seleções italiana, francesa e catalã. O europeu vai decorrer de 2 a 9 de julho.
Com uma novidade nas escolhas para este europeu, Hélder Antunes explicou que “tendo em conta o trabalho de observação e acompanhamento ao longo da época, começámos a tomar decisões e a reduzir um lote de jogadoras que inicialmente era mais alargado, numa perspetiva de renovação”.
Para o técnico “este é o caminho para que, a curto prazo, possamos ter a seleção feminina ao mais alto nível para disputar qualquer prova internacional”.
Antunes revelou que a equipa técnica está “plenamente convicta que temos aqui as dez melhores atletas, tendo em conta o que aconteceu na presente época e o que temos trabalhado e projetamos para o futuro. Temos de ter um trabalho sustentado como tem sido ao longo dos últimos anos e, paulatinamente, tem existido renovação. Continuamos nessa senda porque acreditamos que é por aqui o caminho e é aqui que conseguimos fazer evoluir a nossa seleção para um patamar mais alto ainda”.
O selecionador sublinhou que “o grande foco é fazer uma grande representação de Portugal, honrar a camisola que vestimos e preparar a seleção o melhor possível para disputar o Campeonato da Europa”.
As jogadoras escolhidas foram:
Guarda-redes – Cláudia Vicente (Turquel), Maria Vieira (Benfica)
Defesa/Médio – Leonor Coelho (Turquel), Inês Severino (Benfica), Ana Catarina (Gijón-Espanha)
Avançados – Marlene Sousa, Sofia Silva e Raquel Santos (Benfica), Joana Teixeira (Feira) e Sofia Moncóvio (Sporting).
No que diz respeito à seleção sénior masculina, o estágio vai decorrer de 28 a 13 de julho também no Luso. A seleção estará presente também no GoldenCat onde realizará jogos de preparação. O campeonato inicia-se no dia 17 e termina a 22 de julho.
Para Renato Garrido a escolha dos convocados reflete a continuidade “da renovação que tem vindo a ser feita desde 2019”. O selecionador explicou que “a seleção não é a mesma de quando iniciámos este projeto de seleções”.
Sobre a integração de Nuno Santos e Xano Edo, Garrido referiu que “são dois jogadores que nos dão garantias para fazermos um grande europeu. Acreditamos no seu potencial e naquilo que podem dar em termos de valor acrescentado à nossa seleção. Mais uma vez rejuvenescemos a seleção nacional mantendo a espinha dorsal pela qualidade que temos de jogadores e pela época que esses dois jogadores escolhidos também fizeram.
Sobre o novo formato competitivo deste europeu, o técnico realçou que “o início vai ser muito competitivo, teoricamente com as melhores seleções no mesmo grupo de Portugal (Grupo A com Espanha, Itália e França)”.
Jogar logo de início com estas seleções permite, na opinião de Garrido, “poder ou não errar ou melhorar, para estarmos presentes na final, que é sempre o nosso grande objetivo”.
A escolha recaiu nos seguintes jogadores:
Guarda-redes – Pedro Henrique (Benfica) e Xano Edo (Valongo)
Defesa/Médio – Nunes (Barcelona), Magalhães (Sporting), Nuno Santos (Valongo), Telmo Pinto (FC Porto)
Avançados – Rafa (Fc Porto), João Souto (Sporting), João Rodrigues (Barcelona) e Gonçalo Alves (FC Porto)