João Silva (Kelly/Simoldes/UDO) confirmou, este domingo, em Águeda, a vitória na 30ª Volta a Portugal do Futuro / 3º Grande Prémio CMTV.
Depois de conquistada a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde, na véspera, o corredor de 20 anos, natural de Gondomar, tinha nove segundos de vantagem que conservou na última etapa. Na chegada ganha por Tiano Silva (Santa Maria da Feira/Segmento d´Época/Reol), João Silva integrou o pelotão sem perder tempo para os principais adversários.
No final da competição, o vencedor salientou que “a Camisola Amarela representa que o trabalho foi bem feito. Tinha um objetivo claro [a vitória] para esta corrida. Tem um sabor especial quando apontamos uma corrida e consegues ganhá-la com a ajuda da tua equipa”.
A última etapa começou na Torreira, vila do município da Murtosa, percebendo-se desde a partida, que seria discutida em ritmo vertiginoso por causa das bonificações nas metas volantes que ainda poderiam decidir alguma coisa.
Depois de muitas tentativas frustradas, dezena e meia de ciclistas conseguiram escapar do pelotão e a protagonizar a fuga do dia. As voltas ao circuito de Águeda não assustaram os escapados que, apesar de não terem ultrapassado os quatro minutos de vantagem, conseguiram manter sempre uma diferença interessante para o pelotão.
Os fugitivos entravaram nos últimos dez quilómetros com 1m40s sobre o grupo do líder, João Silva. Foi nos últimos quilómetros da etapa que apareceu o ataque de Tiano Silva (Santa Maria da Feira/Segmento d´Época/Reol). Surpreendidos, os companheiros de fuga não conseguiram fechar o espaço, mas viram de perto a chegada do vencedor. Acabaram a três segundos do jovem de 22 anos, nascido em Joanesburgo. O pelotão, onde estava inserido o Camisola Amarela, chegou 53 segundos depois, o que serviu para garantir a vitória de João Silva na classificação geral.
O português da Kelly/Simoldes/UDO venceu a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde com nove segundos de vantagem sobre Vicente Rojas e dez segundos para Daniel Jimenez, ambos da equipa Supermercados Froiz.
Thomas Lightfoot (Maglia Tecnosylva/Bembibre) venceu a Camisola Verde PSG-Segurança Privada (Pontos). O britânico ultrapassou Sergi Darder (High Level/Gsport/Grupo Tormo) totalizando 42 pontos, mais um que o espanhol.
Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) conquistou a Camisola Azul Exclusiva agora que pertencia ao colega de equipa Pedro Pinto. Duarte Domingues (Glassdrive/Q8/Anicolor) foi o melhor dos jovens nascidos após 1 de janeiro de 2003 e venceu a Camisola Branca Jogos Santa Casa (Juventude). A formação espanhola, Supermercados Froiz, venceu a classificação por equipas.
Após a organização da principal prova do escalão sub23, a Podium Events já prepara afincadamente a próxima edição da Volta a Portugal em Bicicleta que este ano acontece entre 9 e 20 de agosto.