Tem início esta quinta-feira, nas Caldas da Rainha, a 30ª edição da Volta a Portugal do Futuro/3.º Grande Prémio CMTV, a prova mais importante do calendário nacional da categoria Sub-23.
A competição irá decorrer até domingo sendo fruto da parceria entre a Podium Events e o Grupo Cofina.
Participam 113 ciclistas, distribuídos por 20 equipas que vão percorrer quase 550 quilómetros em quatro etapas. Todas as partidas estão agendadas para as 12 horas e as chegadas têm hora prevista para as 16 horas.
A etapa rainha aparecerá ao terceiro dia, com a chegada à sempre complicada serra de São Macário, em São Pedro do Sul, onde poderão ser feitas as principais diferenças na classificação individual.
Ao longo dos quatro dias, os corredores terão de passar por 12 metas volantes e 11 prémios de montanha, instalados nos diferentes municípios anfitriões da prova.
A ligação entre as Caldas da Rainha e Pombal terá uma extensão de 142,4 km, seguindo-se Figueiró dos Vinhos-Castelo Branco /140,7 km), Sernancelhe-São Pedro do Sul/Serra de São Macário (127,5 km) e fechará com a que ligará a Murtosa a Águeda (136 km).
As bonificações poderão ser importantes para as contas da geral, com redução do tempo para os três primeiros classificados em cada meta volante 3-2-1 segundos, e 10-6-4 segundos para as chegadas de cada etapa.
Haverá quatro tipos de classificação, como segue:
Camisola Amarela (líder classificação individual) – Sociedade Ponto Verde
Camisola Verde (líder classificação pontos) – PSG-Segurança Privada
Camisola Azul (líder classificação montanha) – Exclusivagora
Camisola Branca (líder classificação da juventude) – Jogos Santa Casa
Fechada a inscrição, as equipas em prova são: Equipo Essax, Credibom La Aluminios Marcos Car, Óbidos Cycling Team, Portos Windmob, Santa Maria da Feira Segmento d’Época, Fonte Nova Felgueiras, Supermercados Froiz, Acdc Trofa, Glassdrive q8 Anicolor, Porminho Team Sub 23, Retelec Ambilamp Team Cycling Galicia, Abtf Betão Feirense, Bicicletas Rodriguez Extremadura, High Level Gsport Grupo Tormo, Kelly Simoldes UDO, Maglia Tecnosylva Bembibre
Maia, Radio Popular Paredes Boavista, Rias Baixas e Zamora Enamora Cycling Team.
Os últimos vencedores foram Venceslau Fernandes (Liberty Seguros – Carglass) 2018; Emanuel Duarte (LA Alumínios) – 2019; André Domingues (Efapel) – 2021 e Gabriel Rojas (Essax) – 2022.