No cargo desde 2015, Pedro Proença foi reconduzido na presidência da Liga Portugal para o terceiro mandato consecutivo.
Pedro Proença foi reeleito, esta quinta-feira, 1 de junho, Presidente da Liga Portugal para o quadriénio 2023-2027, na Assembleia Geral Eleitoral realizada na tarde desta quinta-feira na sua sede, no Porto.
Candidato único, Pedro Proença, 52 anos, foi eleito pela primeira vez a 28 de julho de 2015, tendo sido reconduzido no cargo a 12 de junho de 2019. Torna-se agora no primeiro Presidente da Liga Portugal a ser eleito para três mandatos consecutivos.
Os representantes das Sociedades Desportivas reelegeram ainda Mário Costa como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Carlos Branco para líder do Conselho Fiscal e Américo Esteves para Presidente do Conselho Jurisdicional.
Os Órgãos Sociais da Liga Portugal tomam posse na próxima terça-feira, 6 de junho, no Porto, em cerimónia marcada para as 18 horas.
Após ter sido reeleito para o quadriénio 2023-2027, Pedro Proença afirmou ” Hoje é o primeiro dia de uma nova era no Futebol Profissional. Depois de oito anos de grandes desafios e muitas conquistas, as Sociedades Desportivas voltaram a depositar no projeto que lidero a confiança para conduzir os destinos da Liga Portugal no quadriénio 2023-27.
Trata-se de uma inequívoca demonstração de apoio que, digo-o sem falsas modéstias, me enche de orgulho. Mas não escondo que me confere, também, uma responsabilidade acrescida para aquele que, já assumi publicamente, será o meu último mandato como presidente da Liga Portugal.
Os próximos quatro anos serão desafiantes mas, estou seguro, ficarão para a história como aqueles em que o Futebol Profissional deu provas de uma cabal e efetiva união em torno daqueles que serão os grandes objetivos para este quadriénio: o crescimento e a afirmação desta indústria. Retribuiremos, através do trabalho e da defesa intransigente dos interesses dos Clubes, a confiança de todos aqueles que confiaram nesta candidatura.”
Presidente da liga:
Pedro Proença de Oliveira Alves Garcia
Mesa da assembleia geral:
Presidente: Fernando Mário Garcez Borges Costa
Vice-Presidente: Rui Pedro Neves da Costa Azevedo
Secretário: André Duarte de Matos Faria
Secretário: António Francisco Gaspar Lança Schwalbach
Conselho fiscal:
Presidente: Carlos ManueI Baptista Branco
Vice-Presidente: Paulo Fernando Pereira Pimenta Machado
Vogal: António Fernando Mesquita Barbeitos
Suplente: Francisco Xavier de Sá Braamcamp Sobral Sottomayor
Conselho jurisdicional:
Presidente: Américo Joaquim Pires Esteves
Vogal: João Fernando Fernandes de Magalhães
Vogal: João Orlando Vieira de Carvalho
Vogal: Pedro João Alves Carneiro Marques
Vogal: Ana Rita de Souza Gomes Alfaro
Vogal: João Manuel do Nascimento Faria Gayo
Vogal: Andreia Lisete Miranda da Silva
Suplente: Filipe António Carvalho de Sousa Basto
Suplente: Natacha Carvalho Soares
Suplente: Matilde Bettencourt Reinhardt da Costa Dias
Suplente: João Paulo Queiroga Perdigão