A edição de 2023 dos Campeonatos Nacionais Escolares Iniciados, do Desporto Escolar, que se iniciaram no passado dia 18 de maio, está a chegar ao fim, com as últimas competições das fases finais, nos quais participam 1200 alunos, vindos de todo o país, de norte a sul, que se apuraram nas provas locais e regionais.
Nas Caldas da Rainha disputaram-se as competições das modalidades de Atividades Rítmicas e Expressivas – Dança, Badminton, Boccia, Natação e Ténis de Mesa, em Peniche decorreram as provas de Basquetebol (feminino e masculino), Canoagem, Surf e Vela e em Óbidos tivemos o Atletismo, Futsal e Voleibol (feminino e masculino). Nos diferentes locais de competição foi possível testemunhar a excelente qualidade dos desempenhos dos alunos participantes, bem como, o fantástico ambiente de amizade, respeito e fair play entre todos.
De facto, desde o primeiro dia, estes campeonatos revelaram um ambiente de festa e alegria entre todas as equipas representativas das Coordenações Regionais do Desporto Escolar (do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), que se apuraram para esta fase nacional, após as competições das fases locais e regionais, as quais envolveram um total de 117.000 alunos, distribuídos por cerca de 4700 grupos-equipa (1).
Estes campeonatos assumem-se ainda como uma “excelente montra” de talento e qualidade, uma vez que em todas as modalidades foi possível identificar jovens com elevado potencial desportivo, cujos desempenhos despertaram elogios de professores, técnicos representantes das federações desportivas e clubes e do público que assistiu a todas as provas. De acordo com o Coordenador Nacional do Desporto Escolar – Rui Carvalho, as excelentes prestações, individuais e coletivos, observados nestes campeonatos “resultam do trabalho empenhado e de qualidade desenvolvido nas escolas e pelos professores, a quem se justifica o necessário reconhecimento”.
No mesmo plano de destaque temos a formação de juízes-árbitros, através do Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares (PNFJAE), que envolveu nestes campeonatos cerca de 113 alunos, que tiveram a oportunidade de aceder à qualificação nível IV da formação de árbitros, das modalidades Atividades Rítmicas e Expressivas – Dança (11 alunos), Atletismo (25 alunos), Basquetebol (16 alunos), Boccia (26 alunos), Futsal (15 alunos) e Voleibol (20 alunos), os quais foram enquadrados por professores formadores e técnicos designados pelas Federações destas modalidades. Este projeto pretende qualificar e captar futuros juízes-árbitros, primeiramente para dar uma resposta às necessidades competitivas do Desporto Escolar e também para uma continuidade / transição para o sector federado.
De destacar ainda a complexidade organizativa, envolvendo 160 professores nas diversas equipas de trabalho, 160 professores a acompanhar as comitivas de alunos, cerca de 80 alunos-voluntários e ainda, de inúmeros colaboradores das escolas que acolheram as delegações, das autoridades de segurança e proteção civil, entre outras entidades que colaboraram na organização.
Estes campeonatos não seriam possíveis sem o apoio e parceria dos três municípios, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, que se associaram a este evento, disponibilizando meios e participando de forma ativa em todo o processo organizativo.
Os Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados, do Desporto Escolar, são organizados pela Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços de Lisboa e Vale do Tejo.