Trinta e nove atletas formam a equipa portuguesa que vai estar presente nos Jogos Mundiais Special Olympics de 2023, comitiva que foi apresentada, esta terça-feira, na sede do Comité Olímpico de Portugal.
Os atletas seleccionados representam oito modalidades que, entre 17 e 25 de junho, em Berlim (Alemanha), participarão na 16ª edição da competição multidesportiva destinada a atletas com deficiência intelectual.
Ao longo de nove dias, 7.000 atletas, de 190 países, participarão nas provas das 26 modalidades que fazem parte do programa desportivo destes Jogos Mundiais de verão.
Portugal competirá em Atletismo, Basquetebol, Equitação, Futsal, Ginástica Rítmica, Golfe, Natação e Ténis de Mesa.
António Marques, presidente do Special Olympics Portugal, mostrou-se convencido de que esta participação “vai certamente ficar como mais um marco no Special Olympics Portugal”, e deixou um voto aos atletas, salientando “que seja uma bela jornada e no regresso tragam um sorriso”, segundo noticiou o Comité Olímpico de Portugal.
José Manuel Constantino, presidente do COP, destacou o “papel muito relevante na promoção da prática do desporto para cidadãos com deficiência intelectual” desempenhado pelo Special Olympics Portugal, um dos membros extraordinários do COP, tendo desejado que “aproveitem o melhor possível” a participação em Berlim 2023.
Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, dirigiu-se à equipa com uma recomendação: “gozem esta representação de Portugal, façam-no com muita alegria e trarão grandes recordações”.
Estiveram igualmente presentes Nuno Laurentino, em representação do secretário de Estado da Juventude e Desporto, e Gonçalo Ramos, do Special Olympics Europa e Ásia.