O sorteio do Campeonato da Europa de Andebol de 2024 decorreu, esta quarta-feira, em Düsseldorf, na Alemanha – cidade do jogo inaugural – e ditou que Portugal medirá forças com Dinamarca, República Checa e Grécia, em Munique, onde os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para o Main Round.
Os seis grupos da fase preliminar foram sorteados numa cerimónia elegante na MERKUR Spiel-Arena, com a presença estrelas lendárias do andebol, como o dinamarquês Lars Christiansen, o francês Joel Abati, o espanhol Julen Aguinagalde e Dominik Klein, da anfitriã Alemanha, onde foi revelado também o novo troféu de Campeão do EHF Euro 2024, pelo Presidente da Federação Europeia de Andebol, Michael Wiederer.
Os comandados de Paulo Pereira voltarão a encontrar a Dinamarca – medalha de bronze da última edição do EHF Euro – tendo cruzado caminhos, pela última vez, nos Jogos Olímpicos, onde Portugal sofreu uma derrota por 34-28. Outro adversário do Grupo será a República Checa, formação que Portugal não encontra desde 2011, tendo jogado dois particulares contra esta formação nesse mesmo ano e, por último, a Grécia, adversário com o qual não há memória recente.
Paulo Pereira, timoneiro da Seleção Nacional A, que marcou presença em Düsseldorf, abordou este sorteio e salientou que “a Dinamarca dispensa apresentações – estamos a falar da campeão do mundo em título – e, por isso, será um jogo de alta rotação, à imagem do que aconteceu nos Jogos Olímpicos, apesar de me recordar que ao intervalo desse encontro estávamos bastante equilibrados mas, na segunda parte, a Dinamarca acabou por segurar a vitória”.
Adiantou ainda que “a República Checa é uma seleção também de alta rotação – não podemos esquecer que venceram a Islândia no jogo de qualificação, em casa, terminando a fase de apuramento empatados – o que nos permite pensar que teremos de fazer um jogo muito competente para vencer. Arrisco dizer que este será o nosso jogo chave”.
Quanto à Grécia, referiu que “os gregos formam uma equipa novata neste tipo de competições – sendo a sua primeira participação – com toda a emoção que isso traz a uma nação, mas, claro que estamos obrigados a vencer este jogo”, tendo acrescentado que “vamos iniciar este EHF Euro 2024 com o grande objetivo de chegar ao Main Round – tendo em conta que isso nos poderá proporcionar a oportunidade de disputar um torneio Pré Olímpico – e, posteriormente, melhorar o sexto lugar, o que não será fácil, tendo em conta que cada vez existem melhores seleções e, consequentemente, um maior equilíbrio mas nós gostamos disso”.
O EHF Euro 2024 vai decorrer de 10 a 28 de janeiro de 2024. Será a primeira vez que a Alemanha irá acolher o principal evento de seleções da EHF na vertente masculina e que um Campeonato da Europa composto por 24 equipas será disputado num único país.