No quarto dia do Mundial de Judo que decorre em Doha (Qatar), os judocas portugueses continuam a demonstrar a “ausência” de apetência pelo pódio, sendo que os outros participantes estrangeiros tenham tido uma actuação mais consentânea.
Bárbara Timo (-63 kg) somou uma vitória do seu combate inaugural, contra a austríaca Magdalena Krssakova (32ª), pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final dos 4 minutos. Na ronda seguinte, encontrou a número 4 do mundo, Ketleyn Quadros, do Brasil. A portuguesa começou melhor e pontuou ‘wazari’ perto do minuto do combate. A vantagem durou 39 segundos, com a brasileira a recuperar e a responder com ‘wazari’, resultado que se manteve até ao final dos 4 minutos.
Em período de ‘ponto de ouro’, com a atleta do Brasil ‘tapada’ com dois ‘shidos’, Bárbara tentou lutar taticamente e provocar o terceiro ‘shido’, mas foi surpreendida pela ‘chave-de-braço’ de Ketleyn Quadros, que assim alcançou o ‘ippon’.
Na categoria -81 kg, Anri Egutidze começou a sua prestação na segunda ronda, contra Shodmon Rizoev (53º), do Tajiquistão. O judoca asiático chegou à vantagem por ‘wazari’ após 1 minuto e 39 segundos e o português não conseguiu inverter o marcador até ao final dos 4 minutos.
João Fernando (-81 kg) estreou-se na primeira eliminatória, onde enfrentou Abylaikhan Zhubanazar (22º), do Cazaquistão. O combate foi equilibrado, com ataques de parte a parte, mas a 1 minuto e 32 segundos do fim, o atleta luso foi surpreendido pelo ‘ippon’ do cazaque.
Os combates regressam esta quinta-feira com a presença dos atletas das categorias -70 kg feminina e -90 kg masculina, com Portugal a ser representado por Joana Crisóstomo (76ª, -70 kg), que vai defrontar Yu-Jung Liao (63ª), da Taipé Chinesa, na primeira ronda.
As eliminatórias têm início marcado para as 10h30 locais (08h30 em Portugal Continental).