Mantendo-se no pódio do Giro de Itália, o português João Almeida continua a marcar a sua posição como candidato ao pódio, tendo subido ao segundo lugar após a 3ª etapa, esta segunda-feira realizada entre Vasto e Melfi, numa distância de 216 km.
O ciclista lusitano andou sempre no ritmo mais adaptado ao percurso, com quatro contagens de montanha, ainda que mais ou menos “suaves”, tanto que a mais alta se situou nos 858 metros (no alto de Valico la Croce, qualificada como de quarta categoria.
Sempre atento, João Almeida (UAE) aproveitou a “saída de cena” do italiano Filippo Ganna (Ineos) para pedalar no meio do grande pelotão – chegando na 41ª posição com o mesmo tempo do vencedor, Michael Matthews (Jayco Alula), que cobriu a etapa com 5h01m41s, à frente de Mods Edersen (Segafredo) e de Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck).
O belga Remco Evenepoel (Soudal) mantém-se líder, com um total de 10h18m07s, seguindo-se João Almeida (UAE), a 32 segundos e o eslovaco Primoz Roglic (Jumbo), a 44 segundos, trio que é apontado para discutir os lugares finais do pódio.
O italiano Jonathan Milan (Bahrain) comanda a camisola por Pontos; Thibault Pinot (Groupama) lidera a Montanha; o belga Remco Evenepoel (Soudal) encabeça a Juventude e os Emirates seguem na dianteira na classificação por equipas.
Nesta terça-feira, a 4ª etapa liga Venosa a Lago Laceno, numa distância de 175 km, também com algumas dificuldades.