Quinta-feira 25 de Novembro de 7115

Sporting de Tomar conquistou a primeira Taça de Portugal de Hóquei em Patins na história do clube

HoqueiPatins-TaçaPortugal-02-05-2023

Federação Patinagem Portugal

O SC Tomar/IPT conquistou a Taça de Portugal em Hóquei em Patins, pela primeira vez na sua história, de derrotar o Sporting nos penáltis (3-1), após um empate a cinco golos no final do prolongamento.

Perante um Pavilhão Municipal Cidade de Tomar completamente cheio, o Sporting entrou melhor em campo, com mais posse de bola e maior acutilância no ataque, tendo Nolito Romero, com um forte remate de meia distância, aberto o marcador aos nove minutos.

A vantagem da equipa lisboeta não durou muito tempo, porquanto Lucas Honório, na transformação de um penálti, restabeleceu a igualdade, soltando a festa dos muitos adeptos tomarenses, naturalmente em maioria.

A quatro minutos do fim da 1ª parte, Pedro Martins patinou por trás da baliza e colocou a bola no 2º poste, surpreendendo o guarda-redes Zé Diogo, chegando ao fim em vantagem (2-1).

O Sporting de Tomar/IPT não podia ter pedido melhor arranque da 2ª parte, ao chegar ao 3-1, depois de um golo marcado pelo argentino Franco Ferruccio (26’).

Sem poder contar com Ângelo Girão e João Souto (ambos por suspensão) e com Alessandro Verona (lesão no adutor), o Sporting conseguiu reagir da melhor forma, com Matias Platero a reduzir no minuto seguinte.

Motivados pela rápida reação, o emblema de Alvalade empatou (3-3) após recarga de Nolito a um primeiro livre direto defendido por António Marante, desta vez golo muito saudado pelos adeptos sportinguistas, o que motivou o Sporting para conseguir chegar à vantagem (4-3), após um desvio subtil na cara do guarda-redes do SC Tomar/IPT.

Até final do jogo, Ferran Font e Nolito desperdiçaram um livre direto cada. O mesmo aconteceu com Tomás Moreira, defesa do emblema tomarense, a 1’42 do fim. Mas a 49 segundos, em novo livre direto, Tomás Moreira levou o jogo para prolongamento, após fazer o 4-4.

Num ambiente ensurdecedor, Nolito completou o hat-trick com um remate da meia distância, ainda na 1ª parte do prolongamento, com os leões a chegarem 5-4, mas por pouco tempo, considerando que, a 2’40” do fim, Lucas Honório permitiu a defesa a Zé Diogo na marca de penálti, mas na recarga levou o jogo para penáltis.

Nas bolas paradas, Tomás Moreira, Guilherme Silva e Filipe Almeida marcaram para o Sporting de Tomar/IPT, Henrique Magalhães fez o golo do Sporting.

O SC Tomar/IPT fez a festa perante os seus adeptos, após a conquista do mais importante troféu nos seus 108 anos de história.

Convocada selecção feminina para o Europeu 2023

Entretanto, o seleccionador nacional Hélder Antunes pré-convocou as seguintes hoquistas para o europeu de Hóquei em Patins que se efectua neste ano de 2023, que são as seguintes:

Marta Silva Marujo (Astro Stuart Hóquei Clube de Massamá), Joana da Silva Teixeira (Clube Académico da Feira), Inês Rodrigues Freitas (Clube Hóquei dos Carvalhos), Ana Catarina Jesus Ferreira (Gijón Hockey Club), Cláudia Susano Vicente (Hóquei Clube de Turquel), Leonor Neto Coelho (Hóquei Clube de Turquel), Maria Celeste Gomes Silva Santos Vieira (Benfica), Maria Inês Jorge Severino (Benfica), Maria Sofia Pinheiro da Silva (Benfica), Marlene Teixeira Sousa (Benfica), Raquel Botelho dos Santos (Benfica), Rita Andreia Bessa Batista (Sporting) e Sofia Adriano Moncóvio (Sporting).

 

© 7115 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.