A AJM/FC Porto sagrou-se campeã nacional de seniores femininos pela terceira vez consecutiva ao vencer, no Dragão Arena, no Porto, o Sporting por 3-0 (25-19, 25-19 e 25-14) no 3º jogo do Play-off do título da I Divisão Elite – 3.ª Fase da Liga Lidl.
As norte-americanas Kyra Holt, com 16 pontos, e Tia Jimerson, com 14, cotaram-se como as melhores pontuadoras do jogo.
Com este triunfo no Campeonato, as portistas selaram o segundo título, depois de, no início da época, terem erguido a Supertaça pela quarta vez consecutiva, ao vencerem, por 3-2 (25-21, 24-26, 16-25, 32-30 e 15-12), o Leixões no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.
Para Rui Moreira, Treinador da AJM/FC Porto, “depois de termos vencido os dois primeiros jogos por 3-0 estávamos a contar com um Sporting agressivo e a arriscar mais, que nos podia pressionar, mas também podia cometer mais erros.
“Para além disso, estávamos a jogar em casa e a responsabilidade pesou um pouco no início do primeiro set. Depois de estabilizarmos o nosso jogo, acabámos por ser a equipa que fomos ao longo da época”.
Acrescentou ainda que “os jogos e os resultados mostraram que somos a melhor equipa e estamos muito contentes com este título e por podermos festejá-lo aqui, com este público maravilhoso, a quem envio o nosso obrigado. Estou muito contente porque este título representa muito trabalho em conjunto “.
Rui Costa, técnico do Sporting, referiu que “parabéns à AJM/FC Porto pois foi uma justa vencedora. Nós, se calhar, chegámos a esta final na pior fase da época… Cometemos muitos erros no serviço e fomos pouco agressivos e tivemos dificuldade em transformar as defesas em pontos“.