A formação portuguesa conquistou mais uma vitória, esta quarta-feira, e está isolada na primeira posição do grupo (1) de Qualificação para o Campeonato da Europa’2024.
A formação turca inaugurou o marcador, depois de Gustavo Capdeville parar o primeiro remate turco, com Koray Ayar a ser feliz no ressalto e levou a melhor no frente a frente com o guardião português.
A resposta lusa surgiu, com Miguel Martins, Fábio Teixeira e Salvador Salvador a imporem um parcial de 0-3, tirando proveito de um período de superioridade numérica, e a registar a primeira vantagem de dois, a favor de Portugal (2-4), com cinco minutos volvidos. O jogo continuou a decorrer a ritmo acelerado – com golo cá, golo lá – até que, à passagem dos dez minutos, os turcos conseguiram conquistar a igualdade no marcador, a seis golos, passando mesmo, de seguida, para o comando, pela mão de Alper Aydin (7-6).
Apesar de novo empate registado (7-7), Portugal acabou por passar para o comando, com dois golos à maior, o último dos quais pela mão de Miguel Martins, que capitaneou a seleção nacional nesta quinta ronda de Qualificação. O central assinou novo golo e obrigou o técnico turco a levar o seu primeiro time-out à mesa, que acabou por se revelar infrutífero, já que Portugal ampliou a distância para quatro (9-13) e, de seguida, foi Paulo Pereira a parar o encontro.
Portugal manteve a toada, o técnico luso fez entrar André Sousa para o lugar de Miguel Martins e, com a ajuda de Gustavo Capdeville entre os postes, a formação das Quinas ampliou para cinco (10-15). Portugal manteve a vantagem até à saída para o descanso (14-19).
No segundo tempo, Portugal voltou a impôr o seu estilo de jogo e André Gomes ampliou para seis golos de diferença (16-22), no entanto, com dois golos sem resposta, a Turquia acabou por reduzir, levando Paulo Pereira a parar o tempo de jogo bem cedo na partida, com apenas quatro minutos decorridos, quando o placar assinalava 18-22.
Quem saiu melhor da paragem foi a Turquia, que voltou a reduzir, mas Diogo Valério – que entrou para render Gustavo Capdeville – negou o golo ao adversário e a liderança manteve-se a três golos. No entanto, à passagem dos dez minutos, Fatih Calkamis acabou por reduzir para dois golos (23-25) levando a novo time-out por parte de Paulo Pereira.
Os lusos conseguiram recuperar e perto dos 16 minutos levavam cinco golos de vantagem, apesar de algumas dificuldades no ataque, mas a Turquia nunca desistiu do encontro e reduziu para dois golos (30-32) quando faltavam menos de nove minutos para o final.
Portugal voltou a conseguir ampliar, mas, num volte-face, os turcos, pela mão de Enis Hacioglu, reduziram para a margem mínima (33-34) a menos de cinco minutos do terminus do encontro, com Portugal a impôr-se e a acabar por somar mais uma vitória (35-37).
MVP: Fábio Teixeira – 6 golos / 7 remates (86% de eficácia)
Top Scorer: Miguel Martins – 7 golos / 9 remates (78% de eficácia)
Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal marcou presença em Ankara, para homenagear o Capitão da Seleção turca Cemal Kütahya, que perdeu a vida no desastre natural que assolou a Turquia, oferecendo uma camisola portuguesa com o nome do herói turco, ao Presidente da Federação de Andebol da Turquia – Uğur Kılıç.
Com Portugal qualificado, resta esperar a realização do último jogo, com a equipa nacional a receber (np dia 30 deste mês) o Luxemburgo, em jogo a transmitir pela RTP2 pelas 17 horas.