O fundador, dirigente e treinador do Centro de Atletismo das Galinheiras, José Henriques, foi homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa, que concedeu a Medalha Municipal de Mérito Desportivo.
José Henriques iniciou a prática do atletismo aos 18 anos (ainda na categoria de juniores e em 1960) e durante a longa carreira desportiva conquistou vários títulos: quatro recordes nacionais (um ao ar livre, com 4,10 (1966) e três em pista coberta (3,90, 3,95 e 4 metros) e três títulos nacionais, com destaque para o recorde nacional de salto com vara em 1966, além de nove internacionalizações, uma das quais a Taça da Europa, em 1965.
Representou, entre outros clubes, o Sport Lisboa e Benfica, o Salasienne de Annecy (França), o Clube de Veteranos de Atletismo e o Centro de Atletismo das Galinheiras, que fundou em 1979.
Uma iniciativa que teve largo sucesso desde daí para cá, tendo conquistado largas centenas de praticantes para a modalidade de atletismo, com especial relevo na área socioeducativa, considerando as carências para a população juvenil (e não só) do então Bairro das Galinheiras, na Ameixoeira.
Na cerimónia, que teve como palco o Salão Nobre dos Paços do Concelho, Carlos Moedas agradeceu ao dirigente o “contributo que nos deu como atleta e que nos continua a dar com o trabalho que desenvolve diariamente nas Galinheiras e como lisboeta”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, este projeto desportivo “com história e tradição”, que nasceu na casa de José Henriques, “mudou várias gerações de jovens que encontraram no centro, e em si, uma referência”.
José Henriques nasceu em Proença-a-Nova, a 26 de Junho de 1939, completando 84 anos daqui a dois meses.
A Medalha Municipal de Mérito destina-se a galardoar personalidades ou entidades de reconhecido mérito, serviços notáveis prestados à cidade de Lisboa, por pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras.