Quarta-feira 24 de Novembro de 1389

Sporting passeou no D. Afonso Henriques e venceu o Guimarães para a Liga Bwin

20230420_scp_juve_1003

Paulo Alfar / JDM

Com um golo a abrir e outro a fechar a segunda parte do encontro, o Sporting logrou vencer, com alguma facilidade, um Guimarães algo calmo, porquanto nem sequer rematou alguma vez directamente para a baliza.

De acordo com a estatística da partida, os leões remataram mais (13-7, dos quais 5-0 para a baliza) com uma posse de bola (68/32%) que diz bem da superioridade leonina, no encontro que pareceu de “fim de calendário”.

O Sporting ainda conseguiu enfiar a bola na baliza vimaranense, mas o golo não foi confirmado porquanto houve fora de jogo.

Pouco convictos, de um e de outro lado, a emoção pouco se fez sentir no decorrer da primeira parte, que terminou com o 0-0 inicial.

O segundo tempo iniciou-se praticamente com o golo do Sporting (47’), com Pedro Gonçalves a receber a bola de Morita, avançar na direcção da zona frontal da grande área, onde rematou forte e rasteiro, ao segundo poste, sem hipóteses para o guardião Biail.

Encontrando-se em perda, o Guimarães começou a operar algumas substituições, a que Rúben Amorim não respondeu de imediato (Trincão foi o primeiro a entrar (72’) para o lugar de Chermiti), mantendo o jogo controlado.

O Sporting voltou a meter a bola na baliza vimaranense, nas Coates estava (87’) fora de jogo, prosseguindo o jogo até aos 90 minutos oficiais, que foram prolongados por mais cinco minutos.

Tempo para os leões (90+3’) chegar ao 2-0, por Arthur Gomes, que deu seguimento a um lançamento largo de Adán, com o médio a controlar a bola e a isolar-se para rematar à meia volta e confirmar o triunfo do Sporting, mantendo o Sporting os sete pontos de atraso em relação ao Sporting de Braga.

Concluída a 29ª jornada, o Benfica mantém a liderança, agora com 74 pontos, à frente do FC Porto (70) e o Sporting de Braga (68), seguindo-se o Sporting (61), Arouca (48), Famalicão (42), Guimarães (41), Vizela e Casa Pia (39), Chaves e Boavista (37), Rio Ave (35), Portimonense (33), Gil Vicente (31), Estoril (25), Marítimo (22), Paços Ferreira (17) e Santa Clara (16).

Nos marcadores, os benfiquistas Gonçalo Ramos e João Mário seguem a par na liderança (17 golos), seguindo-se outro par, formado por Taremi (FC Porto) e Pedro Gonçalves (Sporting), ambos com 15.

Fran Navarro (Gil Vicente) soma 13; Yusupha (Boavista) e Ricardo Horta (Braga), ambos com 11; Simon Banza (Braga), 10 e Iuri Medeiros (Braga), com 9.

A 30ª ronda inicia-se na próxima sexta-feira, com o Rio Ave-Arouca (20h15), numa jornada que engloba ainda o Braga-Portimonense e Gil Vicente-Benfica (sábado), FC Porto-Boavista e Sporting-Famalicão (domingo).

 

© 1389 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.