O karaté português volta a marcar presença nos Jogos Europeus, desta vez com participação em Kata e em Kumit, através da presença dos karatecas Ana Cruz e Tiago Duarte.
Na edição de 2019 dos Jogos Europeus, a Equipa Portugal conquistou a medalha de bronze na prova de kata feminino com Patrícia Esparteiro. Quatro anos depois, Portugal volta a estar representado na competição desta vez com Ana Cruz a quem se junta Tiago Duarte na prova de -75kg de kumite.
Ana Cruz não sente a pressão de ter de igualar a prestação de 2019, embora parta com confiança. Tendo referido ao site do COP que “as expectativas são de estreia”, tendo adiantado que, “contudo, sei o potencial que tenho, enquadrado com as minhas adversárias, e aí vamos sempre à procura de mais”.
A portuguesa ocupa o 16º lugar no ranking mundial e conseguiu o seu lugar na apertada elite europeia que estará nos Jogos Europeus, reservada apenas a oito atletas. Vem de dois quintos lugares no Campeonato da Europa, em individual e equipa, e conhece bem as adversárias que terá pela frente na Arena Bielsko-Biala.
A karateca estará presente na prova feminina de kata, que é uma luta pré-definida contra vários adversários em que se simula a força, a velocidade e a garra e em que é avaliada a parte atlética, como a força, velocidade e equilíbrio, e a forma como é integrada com os elementos técnicos.
Numa luta contra um adversário de carne e osso estará Tiago Duarte na prova de kumite. Esta especialidade é uma luta entre dois adversários, por pontos, em que ganha quem marcar mais no final dos três minutos.
O português, 15º do ranking mundial, terminou em 6º lugar o último Campeonato da Europa, foi 7º nos Jogos do Mediterrâneo e vai à Polónia com o primeiro objetivo já atingido.
“Ter conseguido a qualificação para mim já foi um objetivo concluído. Agora é estar lá e representar Portugal da melhor maneira para que toda a gente perceba que o karate em Portugal tem futuro e tem um futuro risonho”, referiu também ao site do COP.
A competir na categoria de -75kg, Tiago Duarte não esconde a satisfação pela qualificação, tendo comentado ainda que “estou extremamente orgulhoso por estar lá e estar lá já é um objetivo. Em termos de resultado espero alcançar o melhor resultado que conseguir, vou sempre dar o meu melhor”.
As provas de karaté decorrem a 22 e 23 de junho na Arena de Bielsko-Biala, região a cerca de 100 quilómetros de Cracóvia.