Rui Pedro Silva para a vitória
Rui Pedro Silva (Benfica) foi o primeiro atleta a anunciar a presença na 39ª São Silvestre da Amadora, que terá lugar no último deste ano, como é tradicional, sendo, para já, o “cabeça-de-cartaz”.
José Moreira (4º em 2012) e Paulo Gomes (13º) são mais dois dos atletas presentes e começa-se a desenhar mais um espectáculo nocturno de gabarito, num novo percurso, mais plano do que o anterior. Saliente-se ainda que Rui é, também, o “chefe-de-fila” da selecção nacional no europeu de crosse do próximo domingo.
No capítulo feminino, Sandra Teixeira (6ª o ano passado) continua a escolher a São Silvestre da Amadora, onde terá a companhia de Solange Jesus (10ª em 2012), prova organizada pelo Desportivo Operário do Rangel com o apoio da Câmara Municipal da Amadora e do Continente, e outras empresas e instituições a quem o Clube está grato.
Entretanto, começaram os treinos para a prova, sob a orientação da atleta olímpica Rita Borralho. Depois da primeira acção (23 de Novembro) a segunda e terceira já estão marcadas para os dias 14 e 21 deste mês, pelas 9,30 horas, na “Matinha/Quintinha”, a poucos metros do ex-Centro Comercial LIDO (Amadora).
A expectativa continua a ser grande para que o recorde de presenças (na meta) volte a ser batido. Em 2012 completaram a prova 878 atletas, dos quais 129 foram senhoras, ultrapassando os 781 chegados em 2007.
Com a melhoria global do percurso, tornando-o mais “soft” e “quente” pela maior proximidade ao público que, por certo, vai para a rua vibrar ao observar a maior parte dos melhores atletas portugueses do momento.
Muitas outras estrelas do atletismo nacional ainda não responderam ao convite feito, mas a organização está convicta que até ao fecho das inscrições (dia 28) reunirá um lote de primeira qualidade.
As inscrições devem ser feitas no site da XISTARCA, podendo o regulamento (e outras informações) ser consultado em www.saosilvestredaamadora.pt.vu
Na conferência de imprensa (dia 20 deste mês), a Câmara Municipal da Amadora e o Desportivo Operário do Rangel prestarão homenagem a mais um dos ícones desta histórica competição, para o caso Fernando Couto, atleta que venceu a edição de 1991.