Sexta-feira 24 de Novembro de 4722

Sporting afastado na Liga Europeia de Andebol ante um Montpellier que sofreu até ao fim do jogo

Andebol-LigaCampões-Sporting-18-04-2023

EHF

Depois de uma igualdade a 32 no Pavilhão João Rocha, o Sporting viajou até Montpellier com o objetivo de alcançar o EHF Finals 2023, que irá ter lugar em Flensburg, Alemanha.

Os leões entraram bem na partida, a impôr um parcial de 1-3 após o apito inicial, anulando as rápidas transições dos gauleses e, em sentido inverso, a concretizar em ataques rápidos. O Montpellier HB conseguiu lançar Diego Simonet para o contra-ataque, mas o seu compatriota, Leonel Maciel, negou a igualdade a 4. O empate acabou por surgir (5-5), com Julien Bos a concretizar da marca de castigo máximo, com 10 minutos decorridos. Os verde e brancos ainda regressaram ao comando (5-6), mas a reviravolta acabou por acontecer pela mão de Stas Skube (7-6).

Chamado a converter um livre de 7 metros – num frente a frente com Charles Bolzinger em bom momento – Francisco Costa foi infeliz ao acertar na cara do guardião gaulês e acabou por ver o cartão vermelho à passagem do minuto 14. Os comandados de Patrice Canayer cresceram no ataque organizado com a entrada de Julien Bos, que finalizou por três vezes consecutivas, mantendo os dois golos à maior a favor da formação da casa à passagem do minuto 21. Ricardo Costa levou o cartão verde à mesa, mas foram os gauleses a sair melhor e a alcançar – pela primeira vez – os três golos de vantagem (12-9). No entanto, a reação leonina apareceu e até houve bola para empatar, mas os verdes e brancos não conseguiram concretizar e acabaram por recolher aos balneários com dois golos para recuperar no segundo tempo (16-14).

Intervalo: 16-14

Karl Konan restabeleceu a maior vantagem de todo o encontro (17-14), na entrada para o segundo tempo, mas os leões reagiram e voltaram a encurtar distâncias. Após o 18-17 de Natan Suarez, Leonel Maciel ainda defendeu e deu aos leões a oportunidade de igualar o encontro, mas, sem sucesso, com os gauleses a voltar a marcar.

O ritmo de jogo foi crescendo ao longo dos minutos e o equilíbrio seguiu como palavra de ordem, embora sempre com ligeira vantagem do Montpellier HB. À passagem do minuto 40, Martim Costa teve bola para empatar o encontro, mas Remi Desbonnet – recém entrado – deu continuidade à boa exibição do seu compatriota e manteve a vantagem mínima para os franceses.

À entrada dos últimos 15 minutos de encontro, Ricardo Costa usou um time-out para definir a estratégia do golo do empate, que Mamadou Gassama não desperdiçou (23-23). Apesar do bom momento leonino, os gauleses voltaram a registar a maior vantagem (27-24) e, depois de alguma precipitação, Diego Simonet registou uma inédita diferença de quatro golos (29-25).

Apesar da investida gaulesa, os leões voltaram à carga e reduziram por Salvador Salvador (29-27), obrigando Patrice Canayer a parar o encontro com sete minutos por jogar. Kyllian Villeminot fez um golo de encher as medidas, mas o Sporting seguiu na luta e, apesar das investidas leoninas, foram os gauleses a festejar no final e a garantir presença na Final Four da EHF (31-30).

O Top Player foi Stas Skube – 6 golos (100% eficácia).

Frisch Auf Göppingen (de Gilberto Duarte), Füchse Berlin, Fraikin BM Granollers e Montpellier HB garantiram o bilhete para o EHF Finals 2023, que terá lugar na Flens Arena, em Flensburg, Alemanha, nos dias 27 e 28 de maio.

© 4722 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.