Sexta-feira 02 de Novembro de 1685

Benfica continua a “escorregar” e FC Porto está a quatro pontos, com Sporting também a “derrapar”

20230415_fcp_sclara_2006

José Pedro Gonçalves / JDM

Depois da derrota (Luz) frente ao FC Porto, o Benfica deslocou-se a Chaves para voltar a perder (1-0), no que foi mais um balde de água fria para Rui Costa e toda a massa associativa benfiquista, que viram os portistas a ficaram apenas a quatro pontos.

Depois de uma época em que foi conseguindo chegar a uma vantagem significativa (sete pontos), o Benfica foi caindo a pique enquanto os homens de Sérgio Conceição se mantiveram “pressionantes”, na procura de uma escada para poderem trepar assim que os encarnados pudessem escorregar.

Como se verificou em Chaves, com a equipa local a fechar a “sete chaves” as portas do castelo e, com isso, criar problemas ao emblema da Luz, que demonstra uma quebra psico-anímica nítida, não se sabendo como será a reacção a partir desta quarta-feira, onde tem de anular uma vantagem de dois golos que os italianos do Inter conseguiram na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Ainda que também num patamar algo sinuoso, em termos de exibições, a verdade é que o FC Porto se mantém na “caça” ao primeiro lugar, pelo que conseguiu – ainda que com algumas dificuldades – derrotar (2-1) um Santa Clara (último da classificação) que deu luta até final, culminando uma recuperação para o Benfica, que agora se cifra em apenas quatro pontos, reabrindo a luta pelo título, que o Benfica teve na mão (e ainda tem) mas para o qual terá de lutar muito mais do que até agora.

Pelo meio continua um Sporting de Braga (1-0 ao Gil Vicente), que aumentou a vantagem (sete pontos, 65-58) sobre o Sporting, pelo facto de os leões terem empatado (1-1) em Alvalade, frente a um Arouca que está a fazer o campeonato da vida do clube (é 5º, ainda que a 13 pontos dos leões), o que voltou a demonstrar que ou os comandados de Amorim não se “articulam” com o técnico, ou que é o treinador que não consegue meter a táctica na cabeça dos jogadores.

Ao fim e ao cabo, esta é a grande maratona para os seis jogos (18 pontos em disputa) que ainda faltam realizar, pelo que se ganham expectativas para as partidas, porquanto também se joga para a parte final da tabela classificativa, onde o Santa Clara se mantém na última posição (15 pontos), apenas a dois do Paços de Ferreira (17), onde também entra o Marítimo (com 22 pontos), sendo que o Estoril (15º) ainda pode fazer parte deste trio que caminha para a descida de divisão ou para o play-off com o 3º da II Liga, onde os candidatos se debatem semana a semana, ainda sem que nada esteja definido.

No último jogo desta 28ª ronda, o Vizela recebeu o Boavista, numa partida que acabou empatada (1-1), tendo os visitantes aberto o marcador por parte de Yusupha (71’) e com Rashid a empatar (87’) para o Vizela.

O Boavista rematou mais (14-9, dos quais 6-5 para a baliza), tendo ainda maior posse de bola (52/48%), que não resultaram para chegar ao triunfo.

Na classificação, o Benfica soma 71 pontos, contra 67 do FC Porto e 65 do Sporting de Braga, que ocupam o pódio, seguindo-se o Sporting (58), Arouca (45), Guimarães (41), Famalicão, Casa Pia e Vizela (39), Chaves (36), Rio Ave (35), Boavista (34), Gil Vicente (31), Portimonense (30), Estoril (25), Marítimo (22), Paços ferreira (17) e Santa Clara (15).

Quanto aos marcadores, Gonçalo Ramos e João Mário (Benfica), continuam com 17 e na liderança, estando a seguir Taremi (FC Porto) e Pedro Gonçalves (Sporting), ambos com 14; Fran Navarro (Gil Vicente), 13; Yusupha (Boavista), 11; Simon Banza e Ricardo Horta (Sporting Braga), 10; Iuri Medeiros (Sporting Braga), 9; Galeno (FCPorto), 8.

A 29ª jornada inicia-se esta sexta-feira, com o Casa Pia-Sporting Braga (20h15), com o Paços Ferreira-FC Porto (sábado, 20h30); Benfica-Estoril (domingo, 18h) e Guimarães-Sporting (2ª feira, 20h15).

© 1686 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.