Domingo 24 de Novembro de 4707

Bola ao ar na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira

Basquetebol-Juventude-Abertura-11-04-2023

FP Basquetebol

A Festa do Basquetebol Juvenil 2023 arrancou esta terça-feira, num dia marcado pela clássica viagem de comboio até à estação ferroviária de Albufeira-Ferreiras, seguida do desfile no centro de Albufeira até ao Largo dos Pescadores.

Depois de cada comitiva ser chamada uma a uma, procedeu-se à cerimónia de abertura, marcada pelos tradicionais juramentos em nome de atletas, árbitros e pais. Jéssica Reis (Aveiro), Guilherme Chust (Leiria) e Cláudia Fialho (mãe de atleta do Algarve) ficaram a cargo das palavras em cada um dos juramentos, respetivamente.

José Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), centrou o seu discurso nos valores que este evento traz ao de cima, tendo referido que “desejamos boa sorte para todos. Esta Festa é muito mais do que basquetebol, é a celebração dos valores no desporto. Promove um conjunto de valores fundamentais – valor do fairplay (que o cartão branco seja o mais mostrado na Festa), valor do agradecimento, valor de encontrar amigos”.

Manuel Fernandes, líder da Federação Portuguesa de Basquetebol, tinha preparada uma “surpresa”, a apresentação de Mery Andrade, uma das maiores figuras da história do basquetebol feminino nacional e internacional.

O presidente federativo, que muito elogiou Mery Andrade, salientando aos mais jovens o percurso da antiga craque e atual treinadora, deixou vários agradecimentos, desejos e pedidos, tendo referido que “esta grandiosa Festa só é possível pelo apoio inexcedível da Câmara Municipal de Albufeira. Quero chamar a vossa atenção para José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que é um grande defensor da Festa aqui. O meu agradecimento para todos os albufeirenses. A ideia do cartão branco é uma ideia do PNED e foi distinguida na Europa como um projeto fantástico”.

Saudando a representante do IPDJ do Algarve, a Associação do Algarve e as restantes Associações, salientou que “sei aquilo que são estes seis dias inesquecíveis, onde se vocês ligam ainda mais a este apaixonante desporto. Mantenham uma atmosfera de partilha, de alegria, de amizade, deem uma lição de exemplo. Acima de tudo, divirtam-se! Viva Albufeira! Viva o basquetebol português”.

Já José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, não escondeu o entusiasmo por receber (mais uma vez) este evento e “prometeu” mais afirmando que “é bonito de ver a presença dos pais, pessoas de 14-16 anos já têm alguma responsabilidade. O desporto é extremamente importante naquilo que são os valores humanos. Dou as boas-vindas a esta 10ª Festa em Albufeira, a 15ª a nível nacional. Albufeira para o ano, certamente, voltará a acolher a Festa, na sua 11ª edição. São seis dias de intensidade, de convívio, de amizades. Vocês são o futuro do nosso país. É preciso saber perder, mas, essencialmente, é preciso saber ganhar”.

O final de tarde festivo foi ainda abrilhantado pelas mascotes, Blitz e Tiry, e pelo grupo de dança Soul.

A partir desta quarta-feira (9h) temos o início da competição, com os jogos a serem transmitidos em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito.

 

© 4708 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.