Portugal concluiu a participação no World Boccia Challenger Zagreb 2023, disputado em Zagreb (Croácia), com cinco medalhas conquistadas.
Na vertente coletiva, a Equipa BC1/BC2 composta por André Ramos, Cristina Gonçalves e David Araújo conquistou a medalha de ouro e o par BC3, de Ana Sofia Costa e José Abílio Gonçalves, assegurou a prata.
No plano singular, foram três as medalhas de bronze conquistadas por André Ramos, Cristina Gonçalves e José Abílio Gonçalves em individual BC1, individual BC2 e individual BC3, respetivamente.
Destaque ainda para as prestações de Rita Patrício em BC1 e Domingos Vieira em BC4, que alcançaram o quarto lugar nas competições individuais.
Nuno Guerreiro (BC4) e David Araújo (BC2) chegaram até aos quartos-de-final nas respetivas vertentes de singulares.
A seleção nacional tem como próximo desafio a Taça do Mundo de Boccia que se realizará em Montreal (Canadá), de 23 de Abril a 1 de Maio.
Formação de Agentes Desportivos
Entretanto, o Comité Paralímpico de Portugal promove, de 2 a 7 de Maio próximo, a Formação de Agentes Desportivos para pessoas com deficiência destinada a treinadores, árbitros, técnicos, assistentes desportivos, professores, técnicos de exercício, técnicos de vida diária, parceiros de treino, guias, intérpretes de língua gestual portuguesa, terapeutas ocupacionais, dirigentes e demais intervenientes na atividade desportiva.
A formação realiza-se em parceria com a Confederação de Treinadores de Portugal, é creditada pelo IPDJ com 3.8 unidades de crédito no âmbito da cédula de treinador e tem como principal objetivo dotar os formandos de conhecimento sobre as especificidades na abordagem ao atleta com deficiência no contexto do treino, englobando as cinco áreas da deficiência: motora, visual, auditiva, paralisia cerebral e intelectual.
A formação decorre em formato híbrido com uma componente online e outra presencial, esta última no Centro de Alto Rendimento do Jamor.
As inscrições devem ser feitas no site do Comité Paralímpico de Portugal, onde se podem encontrar outras informações inerentes.
Saúde Mental para atletas e treinadores
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Cruz Vermelha celebraram um protocolo de promoção de um programa de saúde mental destinado a praticantes desportivos e treinadores inscritos no registo de agentes desportivos de alto rendimento, representantes de Seleções Nacionais no ativo ou de alto rendimento em situação pós-carreira.
O programa tem por objetivo melhorar as condições de vida destes agentes desportivos através do apoio e acompanhamento psicológico.
Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos através do e-mail smaps@cruzvermelha.org.pt ou do número de telefone +351 916 755 135.