A selecção portuguesa de râguebi XV, averbou hoje a maior derrota em casa desde 1994.
No Estádio Universitário, o muito publico presente, muito dele jovens que estiveram em actividade antes deste jogo em mais um convívio de rugby juvenil, organizado pela Associação de Rugby do Sul, assistiu a uma pesada derrota dos “Lobos” perante a formação do Canadá, resultado final, 8 -52.
Foi o ultimo jogo particular do XV de Portugal antes de em 01 de Fevereiro, do próximo ano jogar contra a Roménia, em Ploiesti, para o Torneio Europeu das Nações.
Depois da derrota em casa com as Fiji, e o jogo a recuperação em terras de Vera Cruz,em São Paulo com o resultado e exibição convincentes frente ao Brasil, aguardava-se uma outra prestação da formação nacional, mas a realidade veio dar uma roupagem diferente ao esperado, no primeiro tempo os canadianos chegaram rapidamente a uma vantagem de 17-0, mantiveram o ritmo até ao intervalo, elevando o marcador até 42-3, Portugal fez os seus três pontos na conversão de um pontapé de penalidade.
O segundo tempo foi mais do mesmo, com um ar fresco luso, com o único ensaio português por Pedro Ávila, mas não impediu de o resultado acumular a favor dos canadenses e no fim 52-8.
Não foi uma tarde positiva para os “LOBOS” , a carga de jogos que efectuaram nestas semanas, a falta de entrosamento na defesa, a falta de concentração foram as marcas que ficaram esta tarde no Estádio Universitário.