Sexta-feira 24 de Novembro de 6682

João Pereira com bronze na Taça da Europa de Triatlo

Triatlo-TaçaEuropa-26-03-2023

Federação Triatlo Portugal

João Pereira conquista a medalha de bronze na Taça da Europa de Triatlo, que teve lugar em Quarteira, uma prova disputada na distância standard, onde Miguel Tiago Silva se classificou no oitavo lugar.

Disputaram a prova, também com as cores da bandeira nacional, Miguel Tiago Silva, Pedro Gaspar, João Mansos, André Dias, Tiago Fonseca e Hugo Figueiredo.

Esta foi a primeira prova da época para muitos triatletas nacionais e internacionais, sendo muito famosa e procurada entre atletas de topo.

Não tendo esta prova um ciclismo muito técnico, o percurso incluiu dois retornos a seguir a uma subida e uma descida, o que obrigou a um abrandamento da velocidade e a um reposicionamento entre os elementos do grupo.

Os atletas nacionais disputaram bem a natação, com destaque neste segmento para Miguel Tiago Silva que foi o segundo atleta a sair da água e o primeiro a entrar no ciclismo, inserindo-se no primeiro grupo juntamente com mais 15 elementos. João Pereira, João Mansos, André Dias e Pedro Gaspar posicionaram-se no segundo grupo, com Hugo Figueiredo e Tiago Fonseca a pedalarem mais atrás.

João Pereira afirmou que “foi uma prova muito disputada do princípio ao fim, com um segmento de natação muito duro que, apesar das boas condições, a ondulação do mar diminuía a visibilidade para as boias. Não saí da água no primeiro grupo, mas ainda assim não desisti: no segmento de ciclismo tentei poupar-me e simultaneamente ajudar o grupo para chegar à corrida com o mínimo desfasamento possível para os atletas da frente”.

Tudo se decidiu na corrida, com Miguel Tiago Silva a entrar em 5º lugar, integrando um grupo coeso de oito atletas. João Pereira fez um extraordinário terceiro segmento, conseguindo alcançar o primeiro grupo, que ficou composto por nove atletas e onde seguiam o inglês e tri-medalhado olímpico Jonathan Brownlee, o norueguês Vetle Thorn, os franceses Paul Georgenthum, Valentin Morlec e Yanis Seguin e os suíços Simon Westermannn e Fabian Meeusen.

Vetle Bergsvik Thorn (Noruega), alcançou a primeira posição com o tempo de 1.46.36, com o suíço Fabian Meeusen a ocupar a segunda posição com 1.46.36 e o português João Pereira a subir ao terceiro lugar do pódio com 1.46.41.

Quanto aos outros atletas nacionais, Miguel Tiago Silva ficou em 8º lugar com 1.47.11, João Mansos em 18º com 1.48.04, Pedro Gaspar na 24º posição com 1.48.38, André Dias em 26º com 1.48.55, Tiago Fonseca em 45º com 1.52.10 e Hugo Figueiredo terminou na 48ª posição com 1.53.07.

Triatlo-TaçaEuropa-Feminino-26-03-2023

Federação Triatlo Portugal

Na prova feminina, Melanie Santos saiu bem colocada na água, inserindo-se no primeiro grupo perseguidor das atletas da frente, com Madalena Almeida e Helena Carvalho a seguirem no segundo grupo e Inês Rico no terceiro.

A primeira atleta a cumprir o segmento da natação foi Cassandre Beaugrand, melhor francesa da atualidade que se encontra no quarto lugar do ranking olímpico e sétimo do mundial, mantendo-se bem posicionada no ciclismo, isolando-se na frente da corrida, segmento em que foi aumentando a vantagem sobre as suas adversárias.

Uma prova de elevado nível competitivo, com bons resultados nacionais para a Melanie Santos, que ocupou 6ª posição com 1.58.23, Madalena Almeida a ficar em 17º lugar com o tempo 2.01.34 e Helena Carvalho que passou a meta em 29º com 2.05.42.

Inês Rico não terminou a competição.

Nas primeira e segunda posições ficaram as francesas Cassandre Beaugrand e Audrey Merle com os tempos de 1.56.29 e 1.57.18 respetivamente, sendo o terceiro lugar ocupado por Jeanne Lehair (Luxemburgo), com o tempo 1.57.36.

© 6683 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.