Portugal conquistou três medalhas, por intermédio de Tais Pina (prata), Bernardo Tralhão Fernandes e Maria Colito (bronze), no primeiro dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2023 que se cumpriu este sábado no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra.
Neste dia inaugural, estiveram em ação 54 Portugueses (12 Femininas e 42 Masculinos).
Taís Pina (-70 kg) afastou a polaca Aleksandra Kowalewska (que depois venceu todos os seus combates das repescagens até conquistar o Bronze) na sua estreia na prova, alcançando o ‘ippon’ a cerca de 40 segundos do fim do tempo regulamentar.
Nos quartos-de-final, contra a espanhola Ana Vizoso Hernandez, mostrou a sua superioridade, pontuando ‘ippon’ em apenas 11 segundos. Garantiu um lugar na final, ao derrotar a sueca Maya Ribeiro Novais no encontro seguinte, onde voltou a triunfar por ‘ippon’. Na luta pelo Ouro, contra a checa Julie Zarybnicka, adiantou-se no marcador por ‘wazari’, mas não conseguiu evitar o ‘ippon’ da adversária.
Bernardo Tralhão Fernandes (-66 kg) estreou-se na segunda ronda, onde eliminou o austríaco Julian Woess, por acumulação de ‘shidos’. Na eliminatória seguinte, contra o espanhol Lorien Jimenez Garcia, voltou a demonstrar a sua superioridade e triunfou por ‘ippon’. Nos quartos-de-final, perante o italiano Valerio Accogli, cedeu por ‘ippon’.
Regressou aos triunfos na repescagem, onde derrotou o cazaque Nursultan Zhubatkan por ‘ippon’. Alcançou o quarto triunfo na prova e garantiu um lugar no Bloco de Finais, após ultrapassar o italiano Manuel Parlati, por ‘wazari’. No seu último e derradeiro combate, onde contou com forte apoio das bancadas, dominou o italiano Alessio De Luca, pontuando ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final.
Numa categoria disputada por 12 Atletas, Maria Colito (+78 kg) dominou a espanhola Zoe Soriano Moron nos quartos-de-final, pontuando ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Falhou o acesso à final, cedendo frente a Christi-Rose Pretorius, do Zimbabwe, por ‘ippon’. Na luta pelo pódio, contra a espanhola Alejandra Marin, Maria Colito começou em desvantagem por ‘wazari’, mas conseguiu inverter o marcador por ‘ippon’, alcançando a medalha de bronze.
Destaque também para Rosa Mané (+78 kg) que esteve presente no Bloco de Finais, terminando na 5ª posição e para Alexandre Bucur (-60 kg), que somou 3 vitórias ao longo do dia e finalizou em 7º lugar.
No final do primeiro dia, Portugal ocupa o 7º lugar do ranking entre os 22 países presentes na prova. A França lidera a tabela com 2 Medalhas de Ouro, 2 de Prata e 3 de Bronze conquistadas. Itália (1 Ouro, 3 Prata e 1 Bronze) e Cazaquistão (1 Ouro e 2 Bronze) completam o pódio.
Ao longo dos dois dias da prova, estão presentes 360 Atletas (148 Femininas e 212 Masculinos), em representação de 22 Países.