Cumpriu-se, este sábado, o segundo dia do Grand Slam Tbilisi 2023 com a presença dos judocas Portugueses Bárbara Timo e Anti Egutidze.
Bárbara Timo (-63 kg) começou a sua prestação na 2ª ronda contra a brasileira Gabriella Moraes (38ª), que encontrou pela 3ª vez em 2023.
Tal como nas ocasiões anteriores, o combate voltou a ser marcado pelo equilíbrio. Depois de um tempo regulamentar sem pontuações, a portuguesa superiorizou-se no período de ‘ponto de ouro’ e obrigou a adversária a errar e a somar o terceiro ‘shido’.
Na ronda seguinte, foi surpreendida pela jovem italiana Flavia Favorini (118ª), repetindo a história do primeiro confronto, mas com papéis invertidos. Após 4 minutos equilibrados, foram precisos mais 3 minutos e 31 segundos de ‘golden score’ para decidir a vencedora, que viria a ser a transalpina após acumulação de ‘shidos’ de Bárbara Timo.
Na categoria -81 kg, Anri Egutidze não conseguiu ultrapassar Eljan Hajiyev (20º, atual Campeão Europeu de Juniores e Prata no Grand Slam Portugal 2023), do Azerbaijão, no combate inaugural.
Recorda-se que no primeiro dia da competição, Rodrigo Lopes somou vitórias nos dois primeiros combates, mas cedeu nos quartos-de-final e repescagem, alcançando um honroso 7º lugar.
O evento termina este domingo, com Rochele Nunes (+78 kg), a ser a única representante lusa em ação no último dia do evento.