Durante o dia 11 de março, as instalações da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, acolheram o seminário que debateu o Paintball em Portugal e o seu futuro.
A abertura deste seminário, contou com a presença do Professor Dr. Nuno Pimenta Magalhães, Director da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, que deu as boas vindas a todos os presentes, valorizou esta iniciativa como uma “ferramenta” que permite ligar os alunos e as suas estruturas associativas à sociedade civil.
Com a presença de vários alunos e interessados no Paintbal, praticantes, especialistas em vários sectores da modalidade, o seminário foi dividido em dois painéis, com o primeiro a ser moderado pelo Prof. Vitor Milheiro da ESDRM.
Abordando a temática “FPP – o seu Historial e atividades” a primeirapalestra esteve a cargo de Alexandre Sousa, Presidente da Federação Portuguesa de Paintball, que apresentou todo o universo Paintball federativo e as seus diferentes sectores.
Após esta apresentação, coube a Nuno Sousa, Gerente da Eco Sniper Paintball Camp e vice –presidente da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos apresentar aos presentes a segunda palestra abordando ao tema “O paintball na Animação Turística”, falando de todo mundo que gira na actividade de Paintball na vertente dos espaços que oferecem o Paintbal de uma forma de lazer .
Após estas duas palestras, foi tempo de troca de ideias com o público, assistiu-se a um período de perguntas muitos pertinentes aos dois palestrantes, que permitiu troca de experiencias diversas.
Já no período da tarde e com a moderação de Jorge Faca, dos Renegados (Eventos temáticos de Paintball), tivemos o inicio do segundo painel, com apresentação de Nuno Mateus, que além de ser organizador deste evento, é Fundador da FPP, jogador e responsável pela Associação Clube Raia Aventura, onde falou da “Estruturação e Definições no Paintball atual”.
Para fecho deste segundo painel e do seminário, tivemos a presença de Carlos Tutty, com a sua apresentação versando a temática “O Paintball em Portugal, desde o inicio até ao virar do seculo”. A valorização de um vasto arquivo histórico e documental que o Tuty trouxe com a sua apresentação foi muito enriquecedor para valorizar o conteudo do seminário, como diferentes exemplares de marcadores, que permitiu a todos os presentes estar em contacto com exemplares demonstrativos da sua evolução técnica ao longo dos anos.
Para fazer o encerramentodo esteve presente a Presidente da Associação de Estudantes da ESDRM, que agradeceu ao Nuno Mateus, o organizador e a todos que estiveram presentes relevando a mais valia que iniciativas deste caracter podem ajudar a comunidade escolar, a ter um enriquecimento das suas competências.