O Comité Olímpico de Portugal recebeu 87 candidaturas aos Prémios Ciências do Desporto 2022/2023, em edição dedicada às áreas temáticas de Treino Desportivo, Psicologia e Pedagogia do Desporto, e Medicina do Desporto.
A área de Treino Desportivo (41,4%) foi a que reuniu maior percentagem de submissões, seguida da Medicina do Desporto (32,2%) e da Psicologia e Pedagogia do Desporto (26,4), de acordo com a nota informativa inserta no respetivo site da instituição.
Os Prémios Ciências do Desporto são uma iniciativa do COP, criada em 2014, com o objetivo de valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como a recolha e análise de dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional.
Ao longo das seis edições já realizadas foram submetidos a concurso 265 trabalhos de investigação. A presente edição demonstrou um forte crescimento no número de candidaturas, aumento que segue em linha com anteriores edições: 61 trabalhos, em 2019, e 71, em 2020/21.
O Júri vai proceder à sua avaliação até ao final de junho de 2023 e a data e local de entrega dos prémios e menções honrosas serão comunicados oportunamente.